Meteorologistas alertam para intensa temporada de furacões prevista este ano  

 Os profissionais que atuam no setor meteorológico concordam que este ano será uma temporada de furacões muito mais intensa e há inúmeras tempestades previstas, o que poderá afetar algumas áreas – cidades da Flórida

Da Redação – Todas as atenções estão voltadas para a pré-temporada de furacões desta primavera na Flórida, que se mostra preocupante, segundo estimativas de meteorologistas. Todos os profissionais que atuam no setor meteorológico concordam que será uma temporada muito intensa e há  inúmeras tempestades previstas, o que poderá afetar algumas áreas – cidades – do estado. Mas quando e onde exatamente? Essa tem sido uma pergunta que muitos cientistas consideram impossível de responder meses antes da formação de uma tempestade.

Mas, cada vez mais especialistas estão atentos quanto à chegada do fenômeno deste ano, sendo que, oficialmente, a temporada de furacões de 2024, começa oficialmente na segunda-feira (3) e vai até novembro.


______continua após a publicidade_______

seguro


As probabilidades de intensidade de chuvas e ventos só aumentam a ansiedade da Flórida, que prevê como quase certa de o estado ser atingido por um furacão na região sul, o que coloca autoridades e a população em alerta máximo. Há ainda previsões de quatro a seis ataques diretos em algum lugar ao longo da costa dos EUA nesta temporada.

Os meteorologistas sublinharam que estas previsões a longo prazo permanecem bastante incertas, mas também refletem a evolução da ciência e a melhoria constante na compreensão dos sistemas climáticos tropicais.

O “Centro Nacional de Furacões (NHC)” prevê rastros de tempestades com apenas cinco dias de antecedência, e mesmo esses rastros cada vez mais precisos podem mudar nos últimos dias ou horas antes do desembarque. Existem muitos exemplos recentes: há dois anos, o olho do furacão Ian deslocou-se cerca de 130 quilômetros para sul no último dia, atingindo Fort Myers Beach e tornando-se numa das tempestades mais mortíferas da história da Florida, matando 149 pessoas.

Há duas décadas, em 2004, previa-se que o furacão Charley inundaria o centro de Tampa, mas também desviou para leste no último dia, atingindo Port Charlotte cerca de 160 quilômetros a sul. Mas grande parte da ciência em torno da previsão de aterrissagens distantes não se trata de olhar para o futuro, mas sim de estudar o passado.

É amplamente baseado em algo óbvio para qualquer pessoa que já mora no sul da Flórida há algum tempo: este lugar tem um histórico de furacões. Este gráfico mostra dados históricos sobre a frequência com que os furacões atingem a costa dos EUA. No caso do sul da Flórida, uma tempestade atinge o continente em média a cada seis ou sete anos.

“Período de retorno”

Os meteorologistas chamam isso de “período de retorno”. Na sua forma mais simples, é uma média estatística da frequência com que os furacões atingiram qualquer local nos últimos 100 anos ou mais de registos. De acordo com os cálculos do “Centro”, por exemplo, o sul da Flórida tem um período de retorno de furacão a cada seis ou sete anos. Mas os meteorologistas também confiam nesses dados básicos.

Quanto à intensidade de furacões, dizem meteorologistas que tem em conta as temperaturas mais quentes da superfície do mar nos últimos anos, graças ao aquecimento global, que estão relacionadas com mais formações de tempestades. Portanto, “devemos estar atentos com aproximação do fenômeno”, disse comunicado do “Centro Nacional de Furacões”.

Esta matéria é um oferecimento da Assureline Insurance



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie