
A princípio, pode parecer algo improvável produzir mel de abelha em cemitério. E é exatamente isso o que vem acontecendo no cemitério Green-Wood, no Brooklyn, em Nova York, onde foi instalado apiário. Pessoas vão até o cemitério comprar mel
Da Redação – Você acha macabro consumir mel de abelha produzido em um cemitério? Acredita ser algo improvável? Pois é exatamente isso o que vem acontecendo no cemitério Green-Wood, no Brooklyn, em Nova York, onde foi encontrada uma área e instalado um apiário – ali se cria abelhas que produzem muito mel. Outro detalhe: as sete colmeias que produzem o mel estão localizadas aos pés de um Salgueiro, às margens de um lago no local.
Chamado de “Sweet Hereafter” ou o “Doce Porvir”, o produto está em seu terceiro ano de produção, iniciativa de um dos frequentadores do cemitério, conhecido por David Larson, que vem sendo muito bem sucedido em seu negócio.
Tudo começou quando Larson visitou uma capela do terreno do cemitério e observou os quase 200 hectares de área verde que poderiam ser produtivos. Não teve dúvida de que aquele local seria o ideal para instalar um apiário. Conversou com a administração do cemitério e obteve sinal verde.
A sua proposta acabou obtendo um resultado positivo: os potes vendidos no próprio cemitério ganharam uma clientela fiel na cidade. Inclusive, têm pessoas de outras localizadas que vão até o cemitério em busca do mel. Um negócio apelidado de “doce macabro.”
Parte da proposta do apiário de Green-Wood é ajudar a recuperar a população nativa de abelhas na cidade, afetada pela urbanização. Além disso, elas ajudam a manter o verde do local. A renda é revertida para a manutenção das abelhas. Na última temporada, o Green-Wood produziu quase 100 kg de mel.