-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Empresas da Flórida afetadas pelo Milton podem solicitar empréstimos de emergência - 1 day ago
-
Moradores da Flórida Central devem limitar uso de água, alertam autoridades - 1 day ago
-
Assureline Insurance Lança Canal no YouTube com Dicas Sobre Seguros nos EUA - 2 days ago
-
Aeroportos de Orlando Retomam Operações Após Furacão Milton, Mas Voos Ainda Estão Incertos - 11/10/2024
-
Furacão Milton Deixa St. Pete Beach à Beira do Caos: Moradores Podem Ficar Sem Água por 10 Dias - 11/10/2024
-
Disparam pedidos de auxílio-desemprego nos estados atingidos pelo Helene - 11/10/2024
-
‘Disney’ e ‘Universal Orlando’ anunciam reabertura de parques após o furacão - 11/10/2024
-
Trump Acusa Imigrantes de “Contaminar” EUA com Genes Criminosos - 10/10/2024
-
Furacão Milton Força Cancelamento do Miss Brasil USA 2024: Evento Adiado para 2025 - 10/10/2024
-
Milton deixa mortos e destruição: três milhões sem energia elétrica na Flórida - 10/10/2024
Mãe de brasileiro preso nos EUA diz que filho foi transferido de presídio
Cláudia Cruz informa que o filho ligou dos EUA nesta quarta-feira (18). Francisco Fernando Cruz foi preso por ameaça de bomba em avião.
O jovem de Sorocaba (SP) Francisco Fernando Cruz, de 23 anos, que foi condenado pela Justiça norte-americana a doze meses e um dia de prisão por enviar e-mails à polícia e à TAM Linhas Aéreas com ameaça de bomba em um avião da empresa foi transferido de presídio. A informação é da mãe do rapaz, Cláudia Cruz; ela disse ao G1 que foi informada da mudança por telefone pelo próprio filho, nesta quarta-feira (18). “Francisco estava preso na cidade de Miami, no estado da Flórida, e foi para algum presídio do estado da Georgia”, disse Cláudia. O G1 entrou em contato com o Itamaraty para confirmar a transferência, mas até o momento desta publicação não havia recebido resposta.
“Meu filho disse que essa pode ser a última ligação dele. Ele não sabe como será, se vai conseguir falar comigo”, disse a mãe de Francisco. Segundo ela, a transferência foi feita porque seu filho já foi julgado. “Ele foi transferido de um presídio onde estão os pré-julgados para outro, onde ficam os condenados. Essa agora é a minha preocupação: onde estava, eu sabia como fazer e como falar com ele. Era só mandar dinheiro e ele ligava.”
Cláudia disse também que seu filho perdeu mais de 20 kg desde janeiro, quando foi preso. “É difícil. A sensação que dá é de que começou tudo de novo. Parece que ele foi preso agora”, desabafa a mãe. A esperança é que Francisco consiga uma redução em sua pena por bom comportamento. “Ele disse que poderá deixar a prisão em novembro. Não vejo a hora de recebê-lo em casa”, completa. Sem redução de pena, Francisco deve deixar a prisão somente em janeiro de 2015.
Entenda o caso
O sorocabano foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, nos Estados Unidos. Segundo o FBI, Francisco, que morava nos EUA há dois anos, havia enviado no dia 8 um e-mail ao Departamento de Polícia de Miami (MDPD) e à TAM Linhas Aéreas alertando sobre a existência de uma bomba em um avião da empresa.
A mensagem informava: “Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised” (Voo não deve decolar. Marcado. Vai cair. Retaliação. Carga é perigosa. Estejam avisados). Segundo a polícia americana, o Departamento de Polícia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, em Montclair, Nova Jersey.
A polícia teve acesso às imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem. “A segurança pública de quem viaja é fundamental, e quaisquer ameaças feitas para perturbá-la serão investigadas sem impunidade”, declarou JD Patterson, diretor do MDPD.
Na época, a assessoria da TAM Linhas Aéreas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves. “Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros”, diz a nota. Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. “Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente, no horário previsto”, completava a nota.
Fonte: g1.globo.com