Jovens da periferia de São Paulo se tornam ‘estrelas de programação’ nos EUA

Os jovens, Mario Souto Silva e Erick Wendel mostram ao mundo respectivos valores na informática. Foto/Divulgação

Mario Souto Silva e Erick Wendel que residem em bairros pobres de São Paulo foram proclamados “estrelas da programação” em evento nos EUA. Experts em informática palestraram na “Universe 2022” em São Francisco, compartilhando competências para milhares de programadores do mundo

Da Redação – Tudo é uma questão de oportunidade. E quando isso ocorre, privilegia jovens talentos em suas áreas de atuações, mesmo em se tratando pessoas de baixa renda, sem condições alguma para bancar expectativas profissionais. E até mesmo jovens talentosos e dedicados, que vivem em áreas de pobreza e marginalidade, têm chances de crescer.

Mario Souto Silva e Erick Wendel são exemplos disso. Jovens que residem em bairros pobres na periferia de São Paulo foram proclamados como “estrelas da programação” em evento nos EUA, resultados de muitos esforços e estudos, sendo os únicos dois brasileiros a serem convidados pela controlada da Microsoft a participar do expressivo acontecimento de informática em São Francisco.


______continua após a publicidade_______

seguro


Ambos palestraram nos três dias da “Universe 2022” em São Francisco, sendo convidados pela GitHub a compartilhar suas competências para milhares de programadores do mundo inteiro que participaram do importante evento, que voltou pela primeira vez presencialmente após dois anos de pandemia.

A NASA e o Google –GOGL34 – abrem caminhos no setor avançado e competitivo em programação informática a esses jovens talentos para ajudar a resolver problemas de códigos. Eles são convidados a palestrar em um dos eventos mais importantes do mundo do setor, o “Universe 2022”, organizado pela “GitHub”, controlada pela “Microsoft (MSFT34).”

Houve uma seleção criteriosa, reunindo 101 “estrelas da programação” selecionadas em mais de 19 mil candidatos. O Brasil foi o país que mais expressou “estrelas” este ano, após os EUA, e na frente de países muito mais populosos como China ou Índia. Mario SoutoSilva e Erick Wendel foram seleicionados.

Os brasileiros

“Nasci e cresci na zona leste de São Paulo, no bairro Arthur Alvim. Graças ao ‘Prouni’ me formei na ‘Unip’ em Análise de Sistemas Informáticos. Sempre gostei de programar e me dediquei muito a melhorar minhas habilidades”, relata Mario SoutoSilva em entrevista.

 O jovem de 25 anos chegou a resolver um ajuste de documentação em um código de programação da NASA, a agência espacial dos EUA, e dois bugs do Google Chrome, graças as plataformas open source do GitHub. 

Já Erick Wendel, de 27 anos, também nascido na Zona Leste  de São Paulo, no bairro de São Matheus, começou sua carreira formatando computadores para ganhar dinheiro. Hoje se tornou um programador famoso no mundo todo, tanto que já foi convidado para palestrar em mais de 10 países.

“Eu me formei na Faculdade Impacta Tecnologia, mas aprendi a programar com comunidades de programação no You Tube. A velocidade de aprendizado nesses ambientes colaborativos é muito maior do que em faculdade, pois as pessoas acabam dando feedbacks um com o outro. Com o tempo, e muito esforço, cheguei a resolver um bug que afetava sites como Google, Netflix e Facebook, entre outros”, conta o jovem.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie