Joia brasileira, menina joga pelos EUA e descarta atuar com amarelinha

Joia brasileira, menina joga pelos EUA e descarta atuar com amarelinha

Carmel Oliveira é convocada para seleção feminina sub-15 dos Estados Unidos e sonha em se tornar a melhor jogadora do mundo

235_2320-carmel face 2O chute forte de canhota e a habilidade de uma menina de 13 anos com a bola têm impressionado os Estados Unidos. O talento de Carmel Oliveira nos gramados já renderam até uma convocação para a seleção sub-15 do país. A menina, que deixou o Brasil para se aprimorar no esporte, comemora o feito e sonha em seguir os passos da atacante Marta e se tornar a melhor jogadora do mundo. Porém, se isso acontecer, Carmel estará vestindo a camisa do time americano, já que a menina descarta a possibilidade de jogar pela seleção brasileira.

– Não volto para cá para jogar na seleção brasileira. Lá é o meu lugar e lá eu vou ficar. Por que lá me deram essa oportunidade e vou seguir com ela – afirmou a menina em entrevista ao SporTV News, do canal PFC Internacional.

Foi a falta de incentivo que fez com que a jovem jogadora deixasse o país onde nasceu para treinar em outro país. Com melhor estrutura para o futebol feminino nos Estados Unidos, Carmel tem uma rotina puxada. Ela treina três vezes por semana e disputa campeonatos em todos os finais de semana. Se destacando entre jogadores bem mais altas.


______continua após a publicidade_______

seguro


Até quando está de férias em sua cidade natal, no Rio de Janeiro, ela mantém a forma física. Tudo para continuar em alto nível. Para o pai de Carmel, José Roberto Oliveira, a filha está no lugar certo.

– Lá, realmente, tem uma estrutura grande e oferecem oportunidade não só na seleção de futebol, mas também nas faculdades, colégios. Eles dão oportunidade de estudo. Então é o lugar para uma atleta de alto nível – disse José Roberto.

Desde que chegou ao país em 2009, o futebol de Carmel só evoluiu e ela foi convocada quatro vezes para defender a seleção americana em amistosos. Quando conseguir sua dupla cidadania, que deverá sair em pouco tempo, ela poderá atuar também em partidas oficiais. Mas, apesar de ser lapidado pelos americanos, o talento natural da menina será sempre brasileiro.

– Quando ela faz uma jogada de efeito na América, eles falam: “Ela faz isso porque é brasileira”. Isso é muito importante para nós. A gente não esquece nunca disso – revelou o pai de Carmel.

O momento do futebol feminino é delicado no Brasil. Após o encerramento da equipe do Santos, em janeiro de 2012, as antigas Sereias da Vila se viram desempregadas e sem local para treinar. Apenas dez atletas chegaram a integrar o time do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) de São Paulo. A maior jogadora brasileira da história, Marta – que jogou pela equipe feminina do Santos – sempre reclamou da falta de apoio ao futebol feminino no Brasil.

Recentemente, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, cobrou do presidente da CBF, José Maria Marin, uma maior atenção com a categoria. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, disse que já existe uma conversa sobre o assunto com a CBF e que se procura um caminho para valorizar o futebol feminino.

O SporTV News é o telejornal que vai ao ar sempre de segunda a sexta-feira no canal PFC Internacional. O programa apresenta um panorama atualizado com as notícias mais importantes do esporte no Brasil e no mundo.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie