Itens importantes ao comprar uma casa

voltar

OUT/13 – pág. 51

Sistema-Construtivo-em-DrywallComprar uma casa é um grande investimento que a maioria das pessoas fará apenas algumas vezes em suas vidas, o que merece cuidadosa e diligente consideração e nunca ser apressada ou por capricho. Não importa o quão fácil é se apaixonar por uma casa à primeira vista, ela será o lugar onde você ficará a maior parte de seu tempo. É muito importante ter certeza de que, daqui a 10 anos, você continuará feliz morando nela.

Seguem algumas ideias que o ajudarão a verificar o que é importante na compra de uma casa e quais perguntas fazer antes de finalizar sua compra:

  • Como está a estrutura da casa? Uma estrutura doentia pode incluir vigas/colunas fracas, piso danificado, paredes rachadas. A estrutura enfraquecida continuará piorando ao longo dos anos e pode se tornar muito cara e até mesmo perigosa. Sinais facilmente detectados de uma estrutura doentia incluem flacidez, pisos “esponjosos”, paredes rachadas/curvadas e manchas de água no teto. Até mesmo uma casa que parece perfeita pode ter danos ocultos. Um inspetor de construção profissional fornecerá análise profunda para descobrir problemas ocultos sob a superfície.
  • O telhado está em excelente estado? Um telhado em mau estado inevitavelmente leva a vazamentos de água que danificam madeira, drywall, isolamento e fiação elétrica, ocasionando fungos/mofo. Um telhado deve se apresentar seguro, sem telhas soltas ou faltando shingles. Telhados de metal não devem apresentar sinais de ferrugem.
  • O encanamento da casa deve ser instalado corretamente e estar bem conservado. Pode ser importante inspecioná-lo com um especialista no assunto, verificando pias, porão ou forro/ático, para certificar se os tubos foram instalados de forma adequada. Curvas apertadas, tubos de PVC – que foram “esticados” para chegar a seu destino, e pouco ou nenhum isolante térmico, principalmente nos tubos expostos de água quente, são problemas. Deve-se verificar também cada torneira para garantir que a água quente/fria esteja ligada corretamente. Se a água quente é do lado direito em toda a casa, você pode querer corrigir isso e deve negociar proporcionalmente uma redução de preço. Os banheiros devem estar nivelados e os tubos não devem se mexer ou agitar quando as torneiras são abertas. A banheira mal instalada pode causar vazamento de água que irá danificar o piso.
  • A casa está livre de danos causados por insetos ou pragas? Cupins são, muitas vezes, a principal preocupação dos compradores de casa. É importante ter uma pessoa qualificada para inspecionar sinais de danos causados por cupins (atual ou no passado). Essa pessoa deve verificar, ainda, se há sinais de roedores, pássaros e outras pragas. Alguns insetos, como formigas, não são muito evidentes dentro da casa. É boa ideia pedir aos atuais proprietários se a casa tem histórico de problemas com insetos ou pragas. A informação pode ser colocada por escrito e ser parte de uma garantia (se houver).
  • Como está a fiação elétrica? Antes de comprar uma casa, um eletricista deve inspecionar sua fiação, certificando se há total segurança. Especialmente em casas antigas, a fiação pode estar desgastada ou pode ter sido instalada com práticas que hoje são inseguras. Substituir a fiação de toda a casa pode ser um projeto muito caro, portanto, é melhor descobrir que existem problemas elétricos antes da compra.
  • Qual o risco da propriedade em relação a inundações ou a danos causados pela água? Claro, é necessário saber se a casa está em uma área de inundação (flood zone). A propriedade deve ser verificada para ver como a água vai fluir externamente e dentro da casa. Verifique também na garagem e em outras dependências. Verifique se as pistas de terra seguem em direção à propriedade e onde a água da chuva irá escoar, evitando que penetre no interior da casa, especialmente durante longos períodos de chuva.
  • Verifique qual o consumo de água e energia. Algumas casas são ineficientes quando se trata do esfriamento/aquecimento. Conhecer os custos gerais pagos pelos atuais proprietários pode ser um fator importante para saber se você deve comprar a casa.
  • Como está o isolamento térmico e o sistema de ar-condicionado? Isso afeta grandemente a sua capacidade de ser aquecida ou resfriada com o uso de energia razoável. Uma casa mal isolada exige muito mais energia para ser mantida. O isolamento nos tetos (ático) deve ser de no mínimo R-19 na Flórida, e R-38 em regiões frias do norte. Paredes exteriores com isolamento adequado e janelas de vidro duplo também podem ser muito importantes para reduzir as contas de energia e manter a casa confortável. Verifique se o ar-condicionado é muito antigo. Os equipamentos atuais são mais eficientes (atualmente, não se fabricam mais unidades com menos de 13 SEERS (mede eficiência). As casas antigas geralmente tinham SEERS de 10 – em média).

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net