Foi uma afronta do governador texano, Greg Abbott, que admitiu ter enviado dois ônibus com indocumentados para a residência da vice-presidente Kamala Harris, em Washington, criticando a política de imigração de Biden
Da Redação – A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, foi surpreendida com a chegada dois ônibus com imigrantes do Texas, que acamparam próximo a sua residência, em Washington. Foi uma afronta do governador texano, Greg Abbott, que admitiu ter enviado os indocumentados, alegando que o seu estado não suporta mais arcar com a responsabilidade de abrigar tantas famílias que invadem as fronteiras.
A chegada dos imigrantes, a maioria carregando os seus pertences em sacos de lixo, se acomodaram nas calçadas e no gramado do lado de fora do “Observatório Naval dos EUA”, em Washington, residência oficial da vice-presidente.
Greg Abbott reforçou as duras críticas à política de imigração do governo Biden, alegando que o Texas não irá arcar com tantos gastos com a chegada “indevida” de imigrantes indocumentados. A iniciativa de colocar os imigrantes em ônibus e envia-los para Nova York e Washington – como vem acontecendo –, é uma forma de protesto.
“A vice-presidente Harris afirma que a nossa fronteira está ‘segura’ e nega a crise”, tuitou Abbott. “Estamos enviando imigrantes para o quintal dela para apelar ao governo Biden que faça o seu trabalho e proteja a fronteira”.
Famílias e jovens estavam entre os passageiros deixados na casa de Harris, cerca de 100 imigrantes – a maioria proveniente da Venezuela –, incluindo ainda pessoas da Colômbia, Cuba, Guiana, Nicarágua e Panamá, de acordo com o escritório do governador Abbott.
Os imigrantes que estavam acampados frente à residência da vice-presidente foram levados para uma igreja local, de onde seriam informados de seu próximo destino. Alguns estão tentando ir para cidades como Nova York e Chicago.
Direitos do imigrante
Importante ressaltar que os imigrantes libertados da custódia do governo depois dos procedimentos de imigração, têm permissão para se deslocarem dentro dos EUA. O país tem relatado um aumento de imigrantes venezuelanos que fogem da situação em deterioração do país.
As relações congeladas entre os EUA e a Venezuela impedem que os EUA deportem determinadas pessoas. Muitos imigrantes venezuelanos também procuram asilo quando chegam aos EUA.