-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Vanessa Caetano Salmeron, CEO do Mídia América e diretora da ABI Inter, celebra 47 anos no BRIO at Millenia com amigos e família - 12 hours ago
-
SpaceX inicia maratona de lançamentos com Starlink na madrugada de quarta-feira - 15 hours ago
-
Ameaça em escola de St. Cloud, na Florida, resulta em lockdown - 15 hours ago
-
Previsão de geada na Flórida Central fecha parques aquáticos e mobiliza abrigos - 19 hours ago
-
Caravana com 1.500 imigrantes desafia Trump; segue rumo à fronteira - 19 hours ago
-
Orlando registra frio atípico, mas calor retorna no fim de semana - 2 days ago
-
Surfista Arno Anhelli em busca de novo recorde mundial com apoio de grandes marcas - 2 days ago
-
Bombeiros comemoram coleta de bicicletas e brinquedos para campanha de Natal - 2 days ago
-
Efeito Trump deixa brasileiros sem documentos atentos: 2025 preocupa - 2 days ago
-
‘Universal Orlando’ inicia celebração de fim de ano com temporada festiva - 30/11/2024
Grupo do ITA vai aos EUA para participar de competição de foguetes
O equipamento deve alcançar três quilômetros de altitude e descer intacto.
Eles tentam o primeiro lugar no campeonato mundial que começa dia 20.
Um grupo de 20 alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), embarca nesta quarta-feira (13) para os Estados Unidos a fim de participar de uma competição sobre projetos de foguetes de sondagem.
O campeonato vai avaliar o trabalho que os alunos tiveram no último ano para projetar e construir um foguete que alcance uma altitude de três quilômetros e caia no chão intacto após o voo. Os alunos vão concorrer na categoria considerada básica. Além dela, existe a categoria avançada que exige que os foguetes atinjam 7,5 quilômetros de altitude.
O campeonato, denominado Rocket Design (Projeto de Foguete, em inglês) será realizado na cidade de Green River, em Utah, nos dias 20 e 22 de junho. “Temos que ir antes para construir o foguete e preparar o combustível”, disse ao G1 um dos alunos envolvidos no projeto, Luiz Gustavo Muniz do Nascimento.
Segundo ele, o prêmio para o grupo vencedor é de cerca de U$ 500 (cerca de R$ 1.000). “Com todo o projeto e viagem esse programa custou cerca de R$ 50 mil. Fazemos pelo aprendizado porque esse projeto consome toda a nossa hora livre”, disse. Além do ITA, patrocinadores contribuem com o custo do programa.
Essa é a terceira vez que os alunos do ITA concorrem no campeonato que está em sua oitava edição. Nos dois anos anteriores, a equipe do ITA conquistou o terceiro lugar geral e obteve a melhor pontuação de projeto da categoria básica.
Ao todo, serão 23 equipes de cinco países concorrendo. Ganha quem alcançar a maior pontuação, que é dada por mérito de projeto, apresentação, organização e lançamento entre outros fatores técnicos. “Queremos o primeiro lugar”, disse Luiz. O retorno dos EUA está previsto para ocorrer no dia 24 de junho.
Fonte: g1.globo.com