Exatamente às 8h45 da manhã desta sexta-feira, na Europa, 150 estações de rádio em 25 países tocaram simultaneamente a música de John Lennon, “Give Peace a Chance”. A canção se transformou em o hino pela paz na Ucrânia
Da Redação
É preciso dar uma chance a paz, e ‘Give Peace a Chance’, de John Lennon, eleita na Europa hino pela paz na Ucrânia foi tocada simultaneamente nesta sexta-feira, em 150 estações de rádio de 25 países da Europa, em mensagem de esperança diante da guerra na Ucrânia. Foi um momento de total emoção, quando todos pararam para ouvir a mensagem de Lennon: “Tudo o que dizemos é dê uma chance à paz”, diz a letra.
Em comunicado, a “Corporação Espanhola de Rádio e Televisão” transmitirão a “poderosa canção de unidade e paz” simultaneamente com o resto das estações europeias, incluindo a rádio ucraniana. A iniciativa é da rádio pública de Berlim, “Radioeins”, membro da “União Europeia de Radiodifusão, que a promoveu entre seus membros.
Através das 150 emissoras públicas o objetivo é demonstrar “diante do horror dos ataques da Rússia à Ucrânia, como o poder do rádio pode ampliar o apoio à paz e criar um movimento unido em todo o continente.
“Give Peace a Chance” foi composta por Lennon em colaboração com Yoko Ono durante sua lua de mel como parte de seu chamado protesto “na cama” contra a Guerra do Vietnã.
O casal gravou em 1º de junho de 1969 junto com várias personalidades, como o poeta americano Allen Ginsberg e a atriz britânica Petula Clark, em um quarto do hotel Queen Elizabeth, em Montreal.
Letra crítica e irônica que rapidamente se tornou um hino pela paz e uma das canções mais conhecidas de Lennon. “Todo mundo fala sobre ministros, sinistros, grades e latas; bispos, peixinhos, rabinos e olhos arregalados. Adeus, adeus, adeus, adeus. Tudo o que dizemos é: dê uma chance à paz”, diz a letra.