Apontado como um fato raro e atípico na região da Califórnia, o furacão Hilary deve atingir a sua força no fim de semana, causando tempestades, inundações e ondas de até 3,6 metros
Da Redação – Meteorologistas do “Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA”, alertam para a aproximação do furacão Hilary, que poderá atingir a Califórnia no fim de semana, segundo previsões da temporada de furacões de 2023. O Hilary se desloca no outro lado da costa americana e está em curso no Oceano Pacífico nas imediações do México.
Recentemente, o furacão Hilary teve sua classificação elevada para categoria 3 na escala “Saffir-Simpson”, com ventos entre 178 e 208 km/h e ondas de até 2,4 metros. Ele se move a cerca de 22 km/h e provocou ventos de 165 km/h na quinta-feira (17).
Segundo os meteorologistas, essa foi a mesma magnitude do furacão Sandy que, em 2012, provocou a morte de mais de 250 pessoas no Caribe e nos EUA. No entanto, ciclones tropicais são extremamente raros no estado norte-americano da Califórnia.
O “Los Angeles Times” afirma que a região não enfrenta um evento do tipo desde 1939. ️De acordo com informações do “Centro Nacional de Furacões (NHC)” dos EUA, o Hilary está localizado a 850 quilômetros de Cabo San Lucas, um destino turístico para muitos norte-americanos.
A previsão é de que o furacão deve se aproximar da península da Baixa Califórnia no fim de semana. Segundo o “Serviço Meteorológico Mexicano”, o fenômeno causará chuvas muito fortes, rajadas de vento e ondas grandes que devem atingir San Diego, Los Angeles e a região do deserto do sudoeste – Califórnia, Nevada e Arizona.