A temperatura -8ºC em lago de Michigan, em Chicago, provocou o fenômeno “panquecas de gelo” – placas arredondadas que se espalham pela extensão do lago. Um cenário atípico, raríssimo, que acontece nas baixas temperatura, informa o “Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo”
Da Redação
As baixas temperaturas em alguns estados americanos provocaram nevascas que interromperam rodovias e paralisaram algumas atividades. No fim de semana, uma surpresa para os moradores do entorno no Lago Michigan, em Chicago, com a formação de pequenas placas de gelo, denominadas “panquecas de gelo”, que se estenderam por todo o lago, causando um cenário atípico, o que chamou a atenção da população e de autoridades locais.
Essas “panquecas de gelo” parecem fascinantes, mas exigem condições climáticas específicas para a sua formação – -8ºC –, segundo meteorologistas. Elas foram encontradas ao longo da costa do Lago Michigan, e virou atração para as pessoas que passavam pelo local. Uma parada quase que obrigatória para fotos e melhor observar o fenômeno.
Cerca de 16 quilômetros ao norte do centro da cidade, os registros foram feitos em uma passarela a caminho de um farol, quando a temperatura local estava em torno de -8ºC. Um fenômeno raríssimo.
As “panquecas de gelo” parecem exatamente como discos redondos e planos feitos de gelo. Elas são comuns no Ártico, mas normalmente só começam a aparecer em alguns estados norte-americanos quando as temperaturas ficam bem abaixo de zero por vários dias. O fenômeno é limitado estritamente a corpos d’água, como rios, lagos ou oceanos.
Uma vez que esses corpos de água estejam frios o suficiente, os pedaços de gelo que começaram a se formar vão bater uns contra os outros formando discos de formato elíptico com bordas arredondadas.
“Uma característica das panquecas de gelo são as bordas ou sulcos elevados no perímetro, causados pelas panquecas que se chocam com as ondas do oceano”, explica o “Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo.”