EUA podem deixar de importar petróleo e gás natural em 2020

EUA podem deixar de importar petróleo e gás natural em 2020

61824_Papel-de-Parede-Bandeira-dos-Estados-Unidos-da-America--61824_1024x768O governo norte-americano informou hoje (14/04) que, graças ao crescimento acentuado da exploração de hidrocarbonetos não convencionais, das energias renováveis e da eficiência energética, os Estados Unidos podem deixar de ser importadores líquidos de petróleo e gás natural em 2020.

Os EUA têm sido importadores líquidos desde os anos 1950. Sua dependência do petróleo tem definido a geopolítica e a evolução da economia mundial durante décadas.

“Com o crescimento da produção de petróleo e gás natural, o aumento das energias renováveis e da eficiência energética, as projeções mostram o potencial de eliminar importações líquidas entre 2020 e 2030”, disse, em comunicado, Adam Sieminski, administrador da Agência de Informação de Energia (EIA, na sigla em inglês).

A transição para os EUA não dependentes de fontes de energia estrangeira aceleraria, em 2020, no caso de um cenário de preços altos no mercado de hidrocarbonetos.

O aumento da produção de hidrocarbonetos em jazidas não convencionais, por conta do desenvolvimento de tecnologias como a fragmentação hidráulica, reduziu progressivamente a dependência das importações dos Estados Unidos, segundo relatório anual da agência sobre energia.

As estimativas indicam que os EUA poderiam converter-se em exportador líquido de petróleo em 2020, ao passo que, no caso do gás natural, esse ponto de inflexão poderia ocorrer apenas em 2017.

Fonte: Agência Brasil

Posted In: