EUA já vacinaram totalmente 100 milhões de pessoas contra Covid

100 milhões de pessoas vacinadas, anunciam autoridades de saúde dos EUA

 

O anúncio responde as expectativas do presidente Joe Biden, que quer todos os adultos do país vacinados contra Covid-19 até 4 de julho, na Independência americana. Os EUA já vacinaram 100 milhões de pessoas até o momento

 

Da Redação

Segundo as autoridades saúde norte-americanas, os EUA já vacinaram totalmente 100 milhões de pessoas contra a Covid-19. O anúncio responde as expectativas do presidente Joe Biden, que quer todos os adultos do país vacinados até 4 de julho, quando se comemora a Independência americana. A divulgação do número de pessoas vacinadas foi oficializada nesta sexta-feira.

Jeff Zients, coordenador na Casa Branca do combate à pandemia, comemorou essa façanha durante uma conferência de imprensa. “Isto significa que há 100 milhões de americanos com uma sensação de alívio e paz de espírito”, disse entusiasmado.

O número representa cerca de 40% da população adulta dos EUA e é o dobro do número de pessoas que estavam totalmente vacinadas no final de março. A etapa é um sucesso para o Governo Biden, que prometeu um forte impulso à campanha de vacinação.

Com isso, cumpriu-se a meta de aplicar 200 milhões de doses antes do centésimo dia do mandato do presidente. Contudo, já se observa certa desaceleração no ritmo de vacinação, após um pico no início de abril.

Aos poucos, todas as pessoas que querem ser vacinadas estão conseguindo a dose de uma das vacinas aprovadas no país, mas as autoridades revelam alguma dificuldade em convencer as pessoas que declaram não querer ser vacinadas ou que vivem em zonas de mais difícil acesso, como as áreas rurais.

Imbuído na missão de proteger os cidadãos, Biden acompanha atento o processo de vacinação, e pede precisão no trabalho das equipes destinadas na missão de percorrer o país para levar doses dos imunizantes.