EUA e México assinam acordo para reunificação de crianças imigrantes

A meta da imigração dos EUA e México visa o reencontro de crianças imigrantes na fronteira, separadas dos pais.

Mais de 12.000 menores desacompanhados chegaram ao México de forma irregular em 2022. Acordo assinado entre EUA e México na terça-feira (17) irá acelerar a reunificação de crianças imigrantes que estão longe dos pais

Da Redação – O acordo assinado na terça-feira (17) entre os EUA e México irá acelerar a reunificação de crianças imigrantes que estão em território mexicano e têm pai ou mãe em território americano. Roberto Velasco, chefe da “Unidade para a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores”, explicou que o objetivo é reunir as crianças imigrantes com seus pais por meio da gestão da “Agência de Desenvolvimento Familiar Integral (DIF)” e, assim, evitar que as famílias recorram às habituais práticas de pagar traficantes para contrabandear seus filhos para os EUA, colocando suas vidas em risco.

Velasco ressaltou que várias centenas de famílias poderiam se beneficiar desse acordo. Ele não especificou quais menores seriam elegíveis para o programa ou se existem outros requisitos para acessá-lo. Mais de 12.000 menores desacompanhados chegaram ao México de forma irregular em 2022, segundo dados do governo federal, e cerca de 6.000 foram devolvidos a seus países de origem.


______continua após a publicidade_______

seguro


Também na terça-feira, os dois países, representados pelos respetivos embaixadores, assinaram mais um acordo sobre mobilidade laboral que visa aumentar o número de vistos temporários de trabalho, mas, sobretudo, envolver mais os dois governos nestes contratos para verificar o seu cumprimento .direitos dos trabalhadores, acrescentou Velasco.

Até o momento, os contratos por meio de vistos temporários de trabalho nos EUA eram operados por empresas e organizações privadas. Os dois documentos assinados na terça-feira são resultado de alguns dos acordos firmados por ambos os governos no âmbito da cúpula norte-americana realizada no México na semana passada, onde o México e os EUA prometeram reforçar os canais de imigração legal diante da crise enorme aumento de fluxos irregulares ao longo de 2022.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie