-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
DeSantis visita fronteira do Arizona e defende envio de imigrantes à Califórnia - 2 mins ago
-
Efeitos da fumaça em Nova York ainda é preocupante após quarta-feira de caos - 12 mins ago
-
Nuvem de fumaça cobre estado de Nova York e deixa população em alerta - 17 hours ago
-
Policiais da Flórida enviados à fronteira dos EUA realizam mais de 200 prisões - 1 day ago
-
Kissimmee vai transformar hotel ‘Super 8’ em moradias para sem-teto da cidade - 1 day ago
-
Robô limpa praias impressiona pela agilidade e eficiência: pode salvar vidas - 1 day ago
-
Operação em Minas Gerais prende quadrilha de tráfico de pessoas para os EUA - 06/06/2023
-
Urso negro aparece no Lago Eola e surpreende: os cuidados necessários - 06/06/2023
-
Reese Witherspoon é a atriz mais rica do mundo, aponta a ‘Revista Forbes’ - 06/06/2023
-
Agenda de shows e eventos de junho – Aloha Insights - 05/06/2023
Estudante brasileiro do Ciência sem Fronteiras morre em trilha nos EUA
Rapaz foi resgatado ainda vivo em montanha com desidratação. Rodrigo Biana de 22 anos estudava nos EUA e sofreu mal súbito, diz mãe.

(Foto: Ana Maria/Arquivo pessoal)
O estudante bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra morreu nesta sexta-feira (19) após um mal súbito na trilha de uma montanha no Arizona, nos Estados Unidos, onde estudava. A causa da morte foi confirmada por autoridades dos Estados Unidos à mãe da vítima, Ana Maria Biana, na noite deste domingo (21). Segundo a família, o estudante nasceu em Alagoas, mas veio morar no Ceará com um ano de idade.
Emanuel Biana foi resgatado ainda vivo em uma trilha da Montanha Camelback, na cidade de Phoenix, com quadro de desidratação avançada.
“Ele participou com um grupo de amigos de um passeio e teve muita dificuldade na subida da montanha, passou mal, pediu um tempo para descansar antes da descida. O que os médicos disseram à minha filha, que está nos Estados Unidos, é que ele teve um mal súbito, e o cérebro inchou”, diz a mãe.
No momento do incidente, Emanuel Biana estava próximo a um grupo de visitantes do parque, que acionou o resgate no parque. “Ele foi levado inicialmente em um helicóptero do parque até uma ambulância na base da montanha, mas ele não resistiu por conta do quadro de desidratação”, relata Ana Maria Biana.
Emanuel Biana foi aprovado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e morava nos Estados Unidos há um mês, por meio do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou que um brasileiro morreu no Arizona. “Segundo o Itamaraty, o consulado brasileiro em Los Angeles está em contato com a família do brasileiro e também com as autoridades locais”, diz o órgão.
A irmã da vítima viajou à cidade onde Emanuel Biana morava, neste domingo (21), algumas horas após saber da morte do irmão, por meio de autoridades dos Estados Unidos. Segundo familiares, ela trata de questões relativas ao traslado do corpo ao Brasil.
Em mensagem nas redes sociais, a família informou que o corpo de Emanuel Biana deve chegar ao Brasil na terça-feira (23) e irá informar o local do velório aos amigos e familiares em breve.
Fonte: g1.globo.com