-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Florida envia força-tarefa para salvar vítimas das enchentes do Texas - 14 mins ago
-
Cuidar da saúde é um ato de coragem – e eu vivi isso na pele - 15 mins ago
-
Arrecadação de impostos turísticos em Orlando bate recorde no mês de maio - 3 hours ago
-
Passageiros não precisarão tirar sapatos na segurança de aeroportos dos EUA - 3 hours ago
-
Falsa ameaça de bomba trava voo da Allegiant e mobiliza FBI em St. Pete - 1 day ago
-
Trump ameaça nova onda de tarifas se acordos não fecharem até dia 9 - 1 day ago
-
Estudo recente revela quais as cidades mais estressadas da Florida - 1 day ago
-
Risco de novas inundações no Texas alerta autoridades: 82 mortos até o momento - 1 day ago
-
Morador de Winter Park é atacado por tubarão: surfava em New Smyrna Beach - 1 day ago
-
Diretoria anuncia reformas na estrutura do ‘Camping World Stadium’ - 05/07/2025
Estudante brasileiro do Ciência sem Fronteiras morre em trilha nos EUA
Rapaz foi resgatado ainda vivo em montanha com desidratação. Rodrigo Biana de 22 anos estudava nos EUA e sofreu mal súbito, diz mãe.

(Foto: Ana Maria/Arquivo pessoal)
O estudante bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras Emanuel Rodrigo Biana Costa Bezerra morreu nesta sexta-feira (19) após um mal súbito na trilha de uma montanha no Arizona, nos Estados Unidos, onde estudava. A causa da morte foi confirmada por autoridades dos Estados Unidos à mãe da vítima, Ana Maria Biana, na noite deste domingo (21). Segundo a família, o estudante nasceu em Alagoas, mas veio morar no Ceará com um ano de idade.
Emanuel Biana foi resgatado ainda vivo em uma trilha da Montanha Camelback, na cidade de Phoenix, com quadro de desidratação avançada.
“Ele participou com um grupo de amigos de um passeio e teve muita dificuldade na subida da montanha, passou mal, pediu um tempo para descansar antes da descida. O que os médicos disseram à minha filha, que está nos Estados Unidos, é que ele teve um mal súbito, e o cérebro inchou”, diz a mãe.
No momento do incidente, Emanuel Biana estava próximo a um grupo de visitantes do parque, que acionou o resgate no parque. “Ele foi levado inicialmente em um helicóptero do parque até uma ambulância na base da montanha, mas ele não resistiu por conta do quadro de desidratação”, relata Ana Maria Biana.
Emanuel Biana foi aprovado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e morava nos Estados Unidos há um mês, por meio do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteiras.
O Ministério das Relações Exteriores confirmou que um brasileiro morreu no Arizona. “Segundo o Itamaraty, o consulado brasileiro em Los Angeles está em contato com a família do brasileiro e também com as autoridades locais”, diz o órgão.
A irmã da vítima viajou à cidade onde Emanuel Biana morava, neste domingo (21), algumas horas após saber da morte do irmão, por meio de autoridades dos Estados Unidos. Segundo familiares, ela trata de questões relativas ao traslado do corpo ao Brasil.
Em mensagem nas redes sociais, a família informou que o corpo de Emanuel Biana deve chegar ao Brasil na terça-feira (23) e irá informar o local do velório aos amigos e familiares em breve.
Fonte: g1.globo.com