Estação verão: Algumas dicas para sua casa

voltar

JUL/14 – pág. 50

sua_casa_linoNa Flórida, onde o verão é muito úmido, fica difícil encontrar alguma zona de conforto. Abaixo, algumas dicas que vão ajudá-lo a encontrar essa zona.

1- Limpar a passagem na entrada da casa

Lave com uma máquina de pressão de jato o pavimento na entrada da casa e da garagem. Em seguida, substitua pavers danificados ou tijolos. Se algum paver estiver desnivelado, retire-o do local, limpe um pouco da sujeira ou retire um pouco da areia que fica por baixo e coloque-o de volta. Muitas vezes, a raiz da árvore levanta os pavers. Contrate um especialista em jardinagem para saber se a raiz pode ser cortada sem prejudicar a árvore.

2- Verificar o selamento das portas externas

Verifique se as tiras de borracha que selam a entrada de ar estão em boas condições. Com a mudança de temperatura e com o passar do tempo, esse tipo de borracha tende a ressecar, causando infiltração de ar. Se tiver de trocá-la, retire-a com uma chave de fenda e coloque uma nova. Verifique se algumas partes do trim (madeiramento) necessitam de silicone selante, pois também podem ter se soltado devido a mudanças de temperatura.

3- Preparação das janelas

Calafete eventuais lacunas nas frestas da armação das janelas e verifique se as fechaduras estão funcionando. Faça isso, abrindo e fechando cada janela. Encha um balde com água morna e meia xícara de vinagre, lave as janelas com essa solução e, em seguida, apenas com água. Seque com um rodo pequeno apropriado para limpar vidros.

Dica: lave as janelas em um dia nublado, pois o sol pode secar a solução rápido demais, deixando estrias.

4- Reforçar as cercas de madeira

Substitua as madeiras que estão estragadas. Pinte-as ou envernize-as para maior durabilidade e resistência em relação às variações de temperatura e chuvas.

5- Consertar a calçada e entrada da garagem de concreto

Quando os passeios de concreto ou a entrada da garagem (driveway) estiverem rachados, o ideal é remover toda a área danificada e colocar uma nova camada de concreto, porém o custo é muito alto. Se quiser economizar, corte uma parte (forma quadrada) da área de concreto que está danificado, retire somente essa parte e coloque novo concreto. O único problema é que a cor não ficará igual à antiga. Para resolver, pinte essa parte com uma tinta à base de epoxy apropriada para concreto. Outra opção (esteticamente nāo ideal, porém temporária) seria preencher as rachaduras com enchimento de um selante especial para concreto que coincida com a cor do seu concreto. Sugiro o tubo de “Masonry and Concrete Repair Caulk”, vendido em lojas de construção.

6- Arrumar os canteiros de flores

Elimine ervas daninhas e use uma pá para redefinir as bordas do seu jardim. Se houver alguma área morta por falta de água, retire-a e coloque uma nova camada de grama. Coloque pedaços picados de madeira ao redor das flores e árvores.
Dica: aplique um produto especial para eliminar ervas daninhas, pois o trabalho será mais rápido. Sugestão: “Spectracide concentrate weed stop”. Aplicar pouco antes de chover.

7- Corrigir os sprinklers (spray de água para regar as plantas)

Verifique se há danos causados pela baixa temperatura do inverno, incluindo cabeças quebradas e canos rachados, executando o seu sprinkler (uma área de cada vez). Qualquer parte borbulhante ou jatos de água precisam ser consertados: ou o tubo está quebrado ou o sprinkler necessita de uma cabeça nova.

Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net