-
Começa Art Basel em Miami e brasileiros se destacam na The Wall of Arts na semana de arte de Miami - 08/12/2019
-
Arte e pesquisa na luta contra o câncer - 08/12/2019
-
Assaltado em Orlando - 02/12/2019
-
Editora Livr(a) realiza Workshop de Empreendedorismo em Nova Iorque - 28/11/2019
-
Regina Casé volta às novelas após 18 anos - 20/11/2019
-
Rock in Rio (parte2) - 20/11/2019
-
Advento, época de alegrar nosso lar - 20/11/2019
-
Bolsa vermelha - 20/11/2019
-
Saiba quais os seus direitos na abordagem do ICE - 20/11/2019
-
Sexto sentido o que é? - 20/11/2019
Juiz do estado da Califórnia mantém direitos de filhos de imigrantes indocumentados nos EUA
Juiz do estado da Califórnia mantém direitos de filhos de imigrantes indocumentados nos EUA
por Geovany Dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conhecido por suas ações anti-imigração, já vinha provocando grande insegurança a uma extensa parcela da população residente dos EUA. Na quarta-feira (10), porém, o chefe da Casa Branca mudou o discurso e disse que prevê medidas para ajudar jovens sem documentação que vieram aos Estados Unidos sem documentação quando crianças. São os conhecidos Dreamers, que somam cerca de 800 mil pessoas vivendo atualmente em terras americanas.
A mudança no tom do republicano veio coincidentemente após a ação judicial de Willian Aslup, juiz de São Francisco, estado da Califórnia, que bloqueou a revogação do Daca (Ação Diferida para a Chegada de Jovens Imigrantes), programa desenvolvido em 2012 pelo então presidente Barack Obama, que prevê trabalho e moradia legais, sem risco de deportação, aos filhos de imigrantes que vieram aos EUA. Trump havia revogado o Daca desde setembro do ano passado.
A recomendação da advogada de imigração, Renata Castro, é que quem qualificar para o Daca e que tenha permissão de trabalho vencendo nos próximos meses, faça a renovação o quanto antes. “Cada segundo é importante nesse momento. Se você qualifica para o Daca, se sua renovação de trabalho vence até os próximos seis meses, você pode fazer a sua renovação imediatamente. Ou seja, sendo aprovada a sua autorização de trabalho, você poderá trabalhar legalmente por mais dois anos”, afirma Renata.
O congresso dos EUA tem até março de 2018 para deliberar sobre o que será definido em relação ao programa. No twitter, o presidente atacou o sistema judicial americano que, mais uma vez, revoga um de seus decretos.

Atenção aos prazos – seguindo o conselho da advogada Renata Castro, imigrantes que se enquadram no Daca precisam correr contra o tempo. “Quem qualifica pro Daca mas nunca fez, não poderá fazer um novo Daca neste momento. O período é curto e é importante ficar de olho na documentação na hora de fazer o pedido de renovação. Isso é uma esperança para a nossa comunidade imigrante, ressalta a advogada.