Dólar em alta assusta compradores brasileiros

Dólar em alta assusta compradores brasileiros

voltar

OUT/15 – pág. 30

 sua_casa_vera

A alta do dólar destrói o sonho da classe média brasileira de adquirir um imóvel nos Estados Unidos. Há alguns meses, o Brasil era um dos países que mais comprava imóveis aqui, no entanto, com o dólar em torno dos R$ 4,00, tudo mudou.

Para brasileiros da classe média que vivem no Brasil ou que residem aqui, mas dependem de renda vinda do Brasil; a compra de um imóvel nos Estados Unidos passa a ser vista como algo quase impossível. Aqueles que compraram na época certa, agradecem; aqueles que financiaram, estão bem nervosos; e aqueles que tinham plano de comprar, provavelmente, adiarão esse sonho por tempo indeterminado.

Os brasileiros que compraram e pagaram à vista estão com a média de ganho de – no mínimo – 20%, levando em consideração a valorização do imóvel. Estão tranquilos e muito felizes pela aquisição no momento certo.

Aqueles que estão no meio do processo da compra têm uma realidade diferente: se negociavam uma casa de revenda e pagaram somente o escrow (sinal de cerca de 1% do valor da casa), estão preferindo perder esse 1% a investir um valor bem maior do que esperavam. Isso também aconteceu com os que contavam com um empréstimo a juros baixos. Infelizmente, com a desvalorização do real, pagar um empréstimo de 30 anos tornou-se inviável. Nesse caso, alguns também optaram por renunciar ao sonho de ter uma casa nos Estados Unidos, perdendo esse escrow.

Os casos mais complicados são aqueles em que o comprador estava negociando na planta, quando – geralmente – há a entrada de 10% de escrow. Esses também tiveram que decidir se valeria a pena “seguir em frente” ou perder o investimento. Muitos optaram pela perda.

Mas se a compra foi efetuada antes da alta do dólar e as prestações mensais ficaram muito difíceis para seu “bolso”, não se desespere. Existem algumas soluções: vender seu imóvel ou aluguá-lo. Se optar pela venda, contate seu Realtor/Broker e peça para avaliar a casa, bem como quais serão os gastos com essa venda. Sendo esses valores positivos, siga em frente e elimine o problema. Se optar por continuar com o imóvel, mas precisa de renda complementar ou o total para pagar a mensalidade, alugue-o. Seu Realtor/Broker novamente poderá ajudar, verificando o valor do aluguel. Desse valor, verifique os gastos da associação, IPTU etc. Alugar sempre é uma boa alternativa, pois ainda há muita procura para isso.

Creio que agora é questão de tempo para o brasileiro (residente no Brasil) acostumar-se com a desvalorização do dólar e planejar-se de forma diferente, sem comparações com os tempos que já passaram. Os imóveis, nos Estados Unidos, especialmente em nossa área, ainda têm preços muito atrativos quando comparados aos do Brasil. Por esse motivo, o susto passará e os brasileiros voltarão a realizar o sonho de ter um “pedacinho” dos Estados Unidos da América.


VeraMendoncaCOLOR

Vera Mendonça – Realtor
(407)367-8711
vera@nossagente.net