-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Disputa milionária: Candidatos investem pesado em campanha para vaga na Câmara da Flórida - 4 hours ago
-
DeSantis convoca sessão especial para debater imigração, furacões e reformas polêmicas - 4 hours ago
-
Escolas públicas recebem US$ 2,7 milhões para programa de combate a incêndio - 11 hours ago
-
Obras de melhorias em avenidas de Orlando mudam regras de trânsito em Downtown - 11 hours ago
-
Orlando aposta no estacionamento gratuito para movimentar o centro da cidade - 1 day ago
-
Macy’s anuncia fechamento de 66 lojas como estratégia de tentar salvar sua marca - 1 day ago
-
Brasileiro faz história na ‘Maratona Disney’ e se torna tricampeão da competição - 1 day ago
-
Freira do Rio Grande do Sul é a pessoa mais velha do mundo com 117 anos - 1 day ago
-
‘Disney World Marathon’ neste fim de semana, acontece em todos parques - 11/01/2025
-
Surto de gripe na Flórida preocupa autoridades: pedem urgência na vacinação - 11/01/2025
Dilma se reunirá com Obama durante cúpula no mês que vem, diz Planalto
Presidente conversou por telefone com vice-presidente Joe Biden. Dilma deve fazer visita oficial aos EUA no segundo semestre.
A Secretaria de Comunicação do Presidência da República informou nesta sexta-feira (13/03) que a presidente Dilma Rousseff se reunirá com o colega norte-americano Barack Obama durante a Cúpula das Américas, marcada para abril, na Cidade do Panamá.
Em nota, a Secom informou que Dilma conversou na tarde desta sexta com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o Planalto, a presidente e Biden reafirmaram no telefonema a importância das relações bilaterais, “especialmente nas áreas de energia e comércio.”
Conforme apurou o G1, Dilma avalia viajar no segundo semestre deste ano aos Estados Unidos para se reunir com Obama, em visita de Estado. A data ainda não foi confirmada, mas a intenção do governo é que o encontro ocorra em setembro.
Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, a presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, a visita de Estado que faria a Washington.
Em outubro do ano passado, porém, após a reeleição de Dilma, ela e Obama se falaram por telefone e, na ocasião, informou o Palácio do Planalto, a chefe de Estado brasileira afirmou ao colega ter “todo interesse” em estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Na conversa, segundo a Presidência, Obama disse valorizar a parceria com o Brasil e ver grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia.
Em junho de 2014, em meio à Copa do Mundo, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com Dilma no Palácio do Planalto e afirmou estar “confiante” de que as relações entre os países seriam retomadas. Após a reunião, Biden fez declaração na Embaixada dos EUA em Brasília e afirmou ter tido conversa “franca” com Dilma sobre as denúncias.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada nesta sexta pela Secretaria de Comunicação:
Joe Biden telefona para Dilma
A presidenta Dilma Rousseff conversou hoje, por telefone, com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Eles reafirmaram a importância das relações bilaterais, especialmente na área de energia e comércio. A presidenta Dilma irá se encontrar com o presidente Barack Obama na Cúpula das Américas, em abril, na Cidade do Panamá.
SIP/Secom
Fonte: g1.globo.com