Dilma se reunirá com Obama durante cúpula no mês que vem, diz Planalto

Dilma se reunirá com Obama durante cúpula no mês que vem, diz Planalto

Presidente conversou por telefone com vice-presidente Joe Biden. Dilma deve fazer visita oficial aos EUA no segundo semestre.

REUTERS/Kevin Lamarque
REUTERS/Kevin Lamarque

A Secretaria de Comunicação do Presidência da República informou nesta sexta-feira (13/03) que a presidente Dilma Rousseff se reunirá com o colega norte-americano Barack Obama durante a Cúpula das Américas, marcada para abril, na Cidade do Panamá.

Em nota, a Secom informou que Dilma conversou na tarde desta sexta com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo o Planalto, a presidente e Biden reafirmaram no telefonema a importância das relações bilaterais, “especialmente nas áreas de energia e comércio.”

Conforme apurou o G1, Dilma avalia viajar no segundo semestre deste ano aos Estados Unidos para se reunir com Obama, em visita de Estado. A data ainda não foi confirmada, mas a intenção do governo é que o encontro ocorra em setembro.

Após o vazamento de denúncias de que líderes mundiais, incluindo a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel, haviam sido alvos de espionagem por parte do governo dos Estados Unidos, a presidente brasileira cancelou, em setembro de 2013, a visita de Estado que faria a Washington.

Em outubro do ano passado, porém, após a reeleição de Dilma, ela e Obama se falaram por telefone e, na ocasião, informou o Palácio do Planalto, a chefe de Estado brasileira afirmou ao colega ter “todo interesse” em estreitar as relações entre o Brasil e os Estados Unidos. Na conversa, segundo a Presidência, Obama disse valorizar a parceria com o Brasil e ver grandes oportunidades de cooperação nas áreas econômico-financeira e de energia.

Em junho de 2014, em meio à Copa do Mundo, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, se encontrou com Dilma no Palácio do Planalto e afirmou estar “confiante” de que as relações entre os países seriam retomadas. Após a reunião, Biden fez declaração na Embaixada dos EUA em Brasília e afirmou ter tido conversa “franca” com Dilma sobre as denúncias.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada nesta sexta pela Secretaria de Comunicação:

Joe Biden telefona para Dilma

A presidenta Dilma Rousseff conversou hoje, por telefone, com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Eles reafirmaram a importância das relações bilaterais, especialmente na área de energia e comércio. A presidenta Dilma irá se encontrar com o presidente Barack Obama na Cúpula das Américas, em abril, na Cidade do Panamá.

SIP/Secom

Fonte: g1.globo.com