Dia de caos em Nova York com inundações e paralisação devido fortes chuvas

Pontos de alagamentos, pessoas ilhadas, entre outras ocorrências, marcaram a sexta-feira em Nova York

Linhas de metrô e trens suburbanos foram completamente destruídas pela tempestade que atingiu Nova York, na sexta-feira (29), interrompendo voos nos aeroportos e deixando pessoas ilhadas em vários pontos da cidade

Da Redação – As forte chuvas que atingiram Manhattan na sexta-feira (29), deixaram Nova York embaixo d’água, com alagamentos em vários pontos, principalmente nas proximidades do “Aeroporto Internacional John Kennedy” – “Aeroporto LaGuardia” teve terminal fechado –, comprometendo o embarque e desembarque de passageiros.

Linhas de metrô e trens suburbanos foram completamente destruídas pela tempestade, prendendo motoristas nas rodovias, inundando porões e fechando um terminal no aeroporto LaGuardia por horas em um dos dias mais chuvosos da cidade em décadas.


______continua após a publicidade_______

seguro


Mais de 7,25 polegadas (18,41 centímetros) de chuva caíram em partes do Brooklyn ao anoitecer, com pelo menos um local registrando 2,5 polegadas (6 centímetros) em uma única hora, de acordo com autoridades meteorológicas e municipais.

O dilúvio ocorreu dois anos depois que os remanescentes do furacão Ida causaram chuvas recordes e mataram pelo menos 13 pessoas na cidade de Nova York, a maioria em apartamentos inundados no subsolo. Embora nenhuma morte ou ferimento grave tenha sido relatado até agora na tempestade de sexta-feira, ela despertou memórias assustadoras.

Autoridades municipais disseram ter recebido relatos de seis apartamentos subterrâneos inundados na sexta-feira (29), mas todos os ocupantes saíram com segurança.

A governadora Kathy Hochul e o prefeito Eric Adams declararam estado de emergência e pediam para que as pessoas a permanecerem onde estavam.

Praticamente todas as linhas de metrô foram pelo menos parcialmente suspensas, redirecionadas ou operando com atrasos. O serviço ferroviário suburbano Metro-North de Manhattan foi suspenso durante grande parte do dia, mas começou a ser retomado à noite.

Os autocarros escolares circulavam, mas transportavam apenas uma fracção dos estudantes das escolas públicas, muitos deles deficientes.

Uma longa fila de pessoas se concentrava no balcão de passagens na “Grand Central Terminal”, onde trens foram cancelados. Funcionários da ferrovia sugeriram possíveis soluções alternativas para conter a multidão. Foi um dia de caos em Nova York.

Hoboken, Nova Jersey, e outras cidades ao redor da cidade de Nova York também sofreram inundações. O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, pediu que os escritórios estaduais fechassem às 15h, exceto para o pessoal essencial.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie