-
Juliane Almeida, ex-bailarina do ‘É o Tchan’, lança plataforma e aplicativo ‘Vida Fit’ - 04/03/2021
-
Cientistas se divergem à mudança de data para início da temporada de furacões - 04/03/2021
-
Pessoas abaixo de 65 anos, do grupo de risco, podem vacinar em farmácias da Flórida - 02/03/2021
-
Descubra efeitos e magia da tatuagem, na arte viva do mestre Diego Conci. - 01/03/2021
-
Buldogues de Lady Gaga roubados: cantora oferece recompensa de 500 mil dólares - 26/02/2021
-
Biden revoga veto de Trump e autoriza grenn card e vistos de imigrantes - 26/02/2021
-
Vacina contra Covid-19 autorizada nas farmácias CVS da Flórida - 24/02/2021
-
Pamela Tello, influenciadora digital nos EUA, convidada a integrar “Grupo LIDE USA/Flórida” - 23/02/2021
-
“Auxílio Moradia” socorre famílias com ordem de despejo na Flórida. - 22/02/2021
-
Perda de memória e cansaço persiste, revela Gwyneth Paltrow, após se recuperar da Covid - 21/02/2021
Desejos para este Natal
Edição de dezembro/2017 – pág. 32
Desejos para este Natal
O que eu peço este ano é uma família em paz, um filho respeitoso e sensato. Tudo o mais parece de menor importância. Estou certa de que não sou a única mãe com essas prioridades. Fazemos o melhor que podemos e, mesmo assim, às vezes, parece que não é o suficiente (o que vale é que não há nada que não se arranje de uma maneira ou de outra).
As diferenças são inevitáveis e querer que os outros, especialmente os filhos, sejam como nós é uma tentação humana, mas irracional. Nos próximos dias, em que existem muitas manifestações de amor, mas também maior estresse e, por isso, menos descanso e maior irritabilidade, lembremo-nos dos “Dez Mandamentos de Como Discutir Justamente”:
- Defina o problema. Concordem sobre a razão do problema.
- Mantenha a atenção nesse tema, apenas.
- Estabeleçam o melhor momento para conversar sobre isso tentando alcançar uma solução. Evitem fazê-lo quando estiverem cansados, com fome, com dores ou distraídos; descansem o corpo primeiro e evitem o álcool.
- Sentem-se à volta de uma mesa, por exemplo. Evitem sentar-se muito perto, como no carro.
- Concordem que, se for preciso, podem-se levantar, interromper e voltar o mais rapidamente possível. A pessoa que toma essa atitude diz quando quer exatamente retomar o tema.
- Não critique, ameace, magoe ou demonstre qualquer tipo de violência, como gritar, atirar coisas para o chão ou bater em portas ou na parede.
- Enfoquem na situação presente, não tragam o passado.
- Não envolvam os outros. Muitas vezes, eles acabam por agravar o problema.
- Peça uma opinião. Veja se está sendo entendido e se parece que está entendendo o outro. Repita o que ouve e imagine os sentimentos da outra pessoa. Ponha-se no seu lugar.
- Não desista logo na primeira tentativa. Às vezes, várias conversas sobre o mesmo tema são necessárias.
Talvez não gostemos de conflitos e, por isso, tenhamos a tendência de evitá-los, mas qualquer relação merece trabalho e precisa de investimento. O preço de não se falar nas coisas é muito caro! É isso que nos tira a força a longo prazo.
Feliz Natal!
Se quiser comentar ou para mais informações, telefone-me (inclusive sobre o grupo de apoio para todos os recém-chegados, imigrantes que se sentem sós e desesperados). Para outras dicas ou recomendações, considere os meus dois e-books e vídeo, respectivamente: “Autoestima e Relacionamentos – Segredos Essenciais”, “Autoestima – Ferramentas Indispensáveis”, e “Segredos Saborosos Para Um Bem-Estar Físico e Mental”. Tudo na http://www.ortigao.com/EbooksandVideos.en.html