Democratas pressionam Biden para liberar autorizações de trabalho a imigrantes

A liberação do work permits para os imigrantes que cruzaram a fronteira é um pedido de democratas ao presidente

Com o aumento na chegada de imigrantes nos EUA após cruzarem a fronteira do México, autoridades democratas intensificam pressão para que requerentes de asilo obtenham autorizações de trabalho

Da Redação – Com o número excessivo de imigrantes que entraram nos EUA – cerca de 100.000 indocumentados chegaram à cidade de Nova York no ano passado após cruzarem a fronteira do México –, aliados democratas do presidente Joe Biden, intensificam pressão para que requerentes de asilo obtenham autorizações de trabalho. A obtenção rápida do work permits ajudaria os “novos residentes” pagarem pela alimentação e pela habitação.

O prefeito de Nova York, Eric Adams, e a governadora Kathy Hochul imploraram ao presidente essa autorização para aliviar a crise: “Deixe-os trabalhar”, disseram ambos os democratas repetidamente em discursos e entrevistas. A administração Adams estimou que o alojamento e o cuidado dos imigrantes poderiam custar à cidade 12 mil milhões de dólares em três anos.


______continua após a publicidade_______

seguro


Os líderes democratas cada vez mais impacientes em outras cidades e estados, transmitiram a mesma mensagem ao longo do último mês, dizendo que a administração Biden deve facilitar aos imigrantes. Em contrapartida,  especialistas alegam que agilizar as autorizações de trabalho não é tão fácil, nem legal no processo. Politicamente, pode ser impossível.

Seria necessária uma lei do Congresso para reduzir o período de espera obrigatório de seis meses antes que os requerentes de asilo possam solicitar autorizações de trabalho. Alguns líderes democratas dizem que a administração Biden poderia tomar medidas que não exigiriam a aprovação do Congresso. Mas nenhuma das ações parece provável.

Biden enfrenta ataques de republicanos que dizem que ele é demasiado brando com a imigração, e a sua administração apontou a incapacidade do Congresso de chegar a acordo sobre mudanças abrangentes no sistema de imigração dos EUA como justificação para outras medidas que tomou.

Reação em Chicago

Em Chicago, onde 13 mil migrantes se estabeleceram no ano passado, o prefeito Brandon Johnson e o governador de Illinois, J.B. Pritzker, escreveram ao secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, para pedir liberdade condicional para os requerentes de asilo, o que, dizem, lhe permitiria contornar a espera para uma autorização de trabalho.

Os republicanos aproveitaram a discórdia, colocando os democratas na defensiva antes das eleições presidenciais do próximo ano.

Em todo o país, apenas cerca de 16% dos imigrantes em idade ativa inscritos numa aplicação online da “Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA” solicitaram autorizações de trabalho. Desde a introdução do aplicativo “CBP One” em janeiro, até o final de julho, quase 200.000 imigrantes em busca de asilo o utilizaram para se inscrever em agendamentos para entrar nos EUA.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie