Decorar com requinte

voltar

DEZ/13 – pág. 68

Luxo e requinte estão presentes nas novas coleções de mobiliário e acessórios, moldados ao estilo das cidades mais cosmopolitas, cheias de sutilezas e detalhes. Os móveis são cheios de bossa e transitam pelo clássico, casual e contemporâneo, possibilitando criações de ambientes que dialogam com os desejos atuais de bem-estar e conforto. Uma tendência que é clássica, mas causa impacto, é o capitonê, de origem inglesa, ele sempre dá um toque de luxo ao ambiente. Neste dormitório uma parede foi revestida com papel 3D, última novidade em revestimentos, com desenho de losangos, tipo capitonê dando um ar vintage e retrô, mas perfeito para ambientes modernos que requerem um toque de luxo.

Surgido na Inglaterra, por volta do ano de 1840, o capitonado ficou conhecido como uma técnica que valoriza o trabalho manual, e foi imortalizado pela criação do sofá Chesterfield. Em 1929 a técnica foi resgatada pelo arquiteto modernista Mies Van der Rohe com o lançamento da poltrona Barcelona, na Feira Internacional de Barcelona.

Celebrizado em revestimentos de sofás, o capitonê, como é também chamado, atualmente tem conquistado espaço no acabamento de outros tipos de mobiliário, imprimindo um toque clássico a propostas de variados estilos. O tom romântico que apresenta desenhos geométricos – losangos e quadrados – ultrapassou as barreiras estilísticas e, hoje, é empregado nos mais diferentes conceitos de projeto de interiores. O capitonado deixou de ser uma exclusividade das poltronas e sofás, e pode aparecer em diversas superfícies como pufes, bancos, cabeceiras de cama, painéis de parede e almofadas mais rígidas. Acredito que a mistura de elementos de diversos estilos, quando bem projetada, sempre enriquece os ambientes, como também a possibilidade de aceitar a aplicação de diferentes materiais, como seda, veludo, couro, sendo que neste último, o detalhe de acabamento fica mais imponente, podendo torná-lo um item versátil e mais próximo do estilo de vida dos que optam pelo jeito dinâmico e descontraído de viver sem perder o encanto da história e do romantismo.

Viviane Sperb
Arquiteta
viviane@nossagente.net