O governador Ron DeSantis ficou visivelmente irritado com um grupo de estudantes por usar máscara em uma coletiva de imprensa. Disse que era hora de parar o que chamou de “este teatro da Covid”
Da Redação
O governador Ron DeSantis, visivelmente irritado, repreendeu um grupo de estudantes por usar máscaras em uma coletiva de imprensa interna na quarta-feira, dizendo que era hora de parar o que chamou de “este teatro da Covid”.
DeSantis, um feroz oponente dos mandatos de vacinas e máscaras contra Covid, abordou os alunos, pedindo-lhes que removessem suas máscaras enquanto esperavam por ele para uma entrevista coletiva na “Universidade do Sul da Flórida”, em Tampa.
“Vocês não precisam usar essas máscaras. Por favor, tire-as. Honestamente, temos que parar com esse teatro de Covid. Mas se vocês insistem em usá-las, tudo bem, mas isso é ridículo”, disse o governador, soltando um suspiro audível e balançando a cabeça.
DeSantis está concorrendo à reeleição e é considerado um possível candidato presidencial republicano para 2024. Sua oposição a máscaras faciais e vacinas chamou a atenção nacional, e seu governo proibiu o uso obrigatório de máscaras nas escolas.
A porta-voz de DeSantis, Christina Pushaw, twittou defesas dos comentários do governador, escrevendo: “Quero dizer, alguém tinha que dizer isso, depois de dois anos de propaganda que aterrorizou e manipulou os jovens. Respire livre, sinta-se seguro e seja feliz.”
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no final do mês de fevereiro facilitara suas diretrizes de uso de máscaras, embora ainda recomendem máscaras em ambientes fechados em áreas consideradas de alto risco. O CDC considera o condado de Hillsborough, onde a universidade está localizada, de alto risco.
O incidente atraiu críticas de DeSantis nas redes sociais. A deputada dos EUA Frederica Wilson, democrata da Flórida, twittou: “Que vergonha, governador DeSantis, por repreender estudantes que optam por usar máscaras e por chamar a atual pandemia de #COVID de ‘teatro’”.