Carinhosamente chamado por alguns brasileiros de “o rei do cural de Orlando”, o confeiteiro, Francisco Tomaz dos Santos, o popular Chicão, ganhou fama e conquistou paladar da Comunidade brasileira com creme de milho-verde
Da Redação – O Cural cremoso, preparado pelo confeiteiro Francisco Tomaz dos Santos, o popular Chicão, ganhou fama e conquistou o paladar da Comunidade brasileira em Orlando. A receita herdada pela mãe, dona Domingas, faz sucesso – tem um sabor para lá de especial –, e quem já experimentou retorna ao “SuperBras” – Supermercado Brasileiro –, no 5450 International Dr, para degustar o delicioso creme de milho-verde. Ele também prepara pão de queijo, empada, rissole, rosca húngara, coxinha, bolo de mandioca – vale a pena experimentar –, entre outras gostosuras.
De sorriso fácil e cortes com os brasileiros, Chicão é o responsável pelos salgados e doces do “SuperBras”, preparando com eficiência o cardápio para um lanche rápido e bem abastado – com direito a um atendimento preciso. E, evidente, na sobremesa não pode faltar o famoso cural cremoso, que obtém a preferência dos clientes.
“Os brasileiros, mesmo os americanos e hispânicos, quando vêm ao supermercado para comprar produtos do Brasil, levam o nosso cural. Faço tudo com muito carinho, pois a minha realização como confeiteiro é ver o cliente satisfeito, principalmente quando ele retorna porque aprovou o nosso produto. Temos congelados e as coxinhas que são bem requisitadas”, ressalta o confeiteiro.
Natural da cidade de Goiânia (GO), Chicão está nos EUA há 16 anos – 10 anos residindo em Orlando –, tendo morado anteriormente em Manhattan, Nova York; em Atlanta, na Geórgia, e Jacksonville (FL). Lembra que ao chegar ao país, em 2008, foi trabalhar na construção, em South Carolina, mas ficou por pouco tempo no setor. Tudo mudou quando resolveu preparar um lanche para os colegas de trabalho da construção, e agradou.
“Um dos rapazes da nossa equipe gostou tanto do lanche que me apresentou para um conhecido seu, que estava prestes a abrir uma padaria em South Carolina. Deu certo. A partir daí a minha carreira como confeiteiro deslanchou. Fui, depois, trabalhar em Manhattan e resolvi vir a Orlando, onde estou há dez anos”, relata.
Rei do cural
Casado com americana, Chicão tem dois filhos, sendo carinhosamente chamado por alguns brasileiros de “o rei do cural de Orlando”. Diz que se sente “lisonjeado” pelo reconhecimento, mas não se deixa levar pela vaidade. A sua dedicação ao trabalho é realmente admirável.
Na cozinha, o confeiteiro não para um segundo, preparando os salgados e doces do dia em tempo hábil. Reabastece o estoque de comestíveis em quase todo momento, para atender a demanda de clientes que chegam ao “SuperBras” para levar produtos brasileiros e, claro, o tradicional cural do Chicão.
“Gosto de atender bem as pessoas, principalmente os brasileiros, que vêm para degustar os nossos doces e salgados. Vêm matar a saudade do Brasil. Chego cedo ao trabalho e vou deixando tudo pronto, com agilidade porque a demanda é grande, e todos têm fome e pressa porque aqui tempo é dinheiro”, finaliza Chicão.