-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Jude Law e Gibson lideram as celebridades confirmadas na ‘MegaCon Orlando’ - 8 hours ago
-
Você é a favor de assento reclinável em voos? Resultado de pesquisa surpreende - 9 hours ago
-
Descubra os nomes de bebês mais populares da Flórida em 2024 - 1 day ago
-
Frente fria pode trazer neve para a Flórida: confira o que esperar neste fim de semana - 1 day ago
-
Biblioteca da Flórida Central ensina crianças de 3 a 12 anos sobre educação financeira - 1 day ago
-
Mudanças de segurança no trânsito em Orlando entram na próxima fase - 1 day ago
-
FC Series 2025: Futebol brasileiro brilha na Flórida com jogos intensos e emoção - 16/01/2025
-
Sorte grande! Morador da Flórida leva US$ 43 milhões na loteria - 16/01/2025
-
Estudantes indocumentados podem ser barrados de universidades na Flórida - 16/01/2025
-
‘Festival de Pernas de Sapo de Fellsmere’ oferece degustação e música ao vivo - 16/01/2025
Como se preparar para um inverno saudável
NOV/14 – pág. 71
Segundo a medicina oriental, o elemento da natureza que representa o inverno é a ÁGUA
O inverno é o final de todas as estações do ano. É o momento para receber, estar mais introspectivo e armazenar energia. É tempo de repousar e meditar. Como nos ensina a natureza,os ursos hibernam durante o inverno; as formigas estocam o alimento que vai sustentá-las nesse período… e nós, como parte da natureza, e para manter a nossa saúde, devemos poupar o nosso organismo dos excessos para ter energia necessária para as próximas estações do ano.
Na MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o rim é o órgão que representa o elemento água e o inverno. O ouvido é sua expressão. Devido a esse conhecimento, podemos entender porque adultos e crianças têm maior incidência de problemas de ouvido no inverno: dores e/ou infecções de ouvido, dificuldade de audição, ruído no ouvido, entre outros. Outro órgão relacionado aos rins são os ossos, por esta razão, há maior incidência de problemas dentários (os dentes são de tecido ósseo), tais como dores de dente, agravamento de dores articulares e dores nas costas. A energia do rim está conectada, além dos próprios rins,com os órgãos sexuais e reprodutivos, causando mais frequentemente, no inverno, infecções urinárias e problemas de ordem sexual.
Os sentimentos predominantes no inverno, quando o meridiano do rim está em desequilíbrio, são o medo e a insegurança, que se tornam mais intensos e até mesmo fora de controle.
Segundo a MTC, a essência de nossa vida está armazenada nos rins. Por isso, o inverno é a melhor época para (em geral) usar, em nossa dieta, alimentos que contenham a essência da vida, como os grãos, as sementes, as raízes e as nozes.
Para aqueles que apresentam algum desequilíbrio do “inverno”, o melhor tipo de alimento dependerá da deficiência de energia que o rim apresenta.
Deficiência do Yin do Rim: significa a falta de fluídos que neutralizam o calor do corpo (Yang). Desta forma, o corpo fica muito aquecido no inverno, causando calores, suores noturnos, agitação e irritação.
Deficiência do Yang do Rim: significa a falta do calor vital que aquece os fluídos corporais, causando intenso frio nas extremidades, aversão ao frio, libido reduzida e urina frequente.
Lista de alimentos para manter (em harmonia) a energia do rim no inverno
1. Deficiência do Yin do Rim
Millet, cevada, vagem, feijão de corda, feijão preto, feijão manteiga (outros tipos de feijão), melancia, melão, frutas silvestres (berries), gérmen de trigo, batata, algas (spirulina), gergelim-preto, sardinha, ovos.
Evite (para prevenir superaquecimento): café, álcool, tabaco, cravo, canela, gengibre e pimentas em geral.
2. Deficiência do Yang do Rim
Cravo, erva-doce, anis, gengibre seco, canela, nozes (walnut), feijão preto, família da cebola (alho, cebolinha, alho-poró e cebola), quinoa, frango, truta, salmão.
Evite: comidas e frutas refrescantes, alimentos crus e excesso de sal. Use algas com moderação.
Procure cuidar de sua alimentação neste período. Os alimentos possuem propriedades medicinais, bem como amornantes e refrescantes. Utilizando os alimentos apropriados para cada estação do ano, muitos problemas e enfermidades podem ser evitados, além de fortalecer e preparar seu organismo para a próxima estação: a primavera, época das alergias!
Como diz o ditado popular: “Prevenir é melhor que remediar!”. Até a próxima!
Elly Tuchler
Médica Acupunturista
www.acuhomeo.com
(407) 373-0606