Como se mudar rapidamente de um apartamento de aluguel para uma casa própria

Como se mudar rapidamente de um apartamento de aluguel para uma casa própria

Edição de maio/2019 – p. 29

Como se mudar rapidamente de um apartamento de aluguel para uma casa própria

Muita gente acha difícil mudar-se de um apartamento alugado para uma casa permanente de forma rápida, como a maioria almeja (alguns têm urgência nessa mudança). Alguns motivos são: aumento da família, um proprietário com personalidade difícil ou o desejo da casa própria. O processo de meses para o finalmente da compra não “cai bem” para algumas pessoas.

Se você precisa mudar-se rapidamente, seguem algumas dicas:

1) Encontre um corretor de imóveis

Um Broker ou Realtor possui muitos recursos. Se precisar de auxílio para a entrada, encontrar bom preço em uma área específica ou mudar-se do seu apartamento de aluguel, um agente é a pessoa indicada para assessorá-lo e buscar grande número de investidores, encontrando (até mesmo) propriedades antes delas serem colocadas no mercado, ou ainda conseguir afunilar sua busca em relação às casas que preenchem os seus critérios. O bom desse afunilamento é visitar casas que estão dentro do seu padrão de exigência.

2) Esteja pré-aprovada para o empréstimo

Juntar documentos e aplicar para ter assistência financeira para o depósito ou para um empréstimo financeiro demandam tempo. Então, para adiantar esse processo, antecipe-se! Quando chegar o momento em que tudo estiver empacotado para a mudança, o underwriter (aquele que autoriza o empréstimo) e as inspeções já estarão em processo para conciliar com sua mudança. O empréstimo convencional, na maior parte dos casos, normalmente requer uma entrada; isso significa que, estando pré-aprovado, você saberá quais custos e juros deverá pagar antes de sair à procura da casa perfeita. Assim, não será preciso desistir de uma casa na qual se estava “de olho” há meses, mas descobriu que não se qualificaria para um empréstimo para ela.

3) Converse com novas construtoras

Às vezes, as novas construtoras possuem incentivos e planos que podem ajudá-lo a realizar sua caminhada até a casa própria. Essas companhias normalmente constroem casas durante o ano inteiro e poderão arrumar uma casa que se encaixará no tempo necessário para sua mudança. Apesar de elas serem mais caras (normalmente), tendem a ser maiores e em localizações bem desejáveis. Muitas construtoras também alugam as casas para aqueles que não têm o dinheiro para realizar o pagamento do empréstimo imobiliário.

4) Compre a casa mobiliada

Uma casa mobiliada é excelente opção para pessoas com muita pressa para a mudança. Essas casas podem ter um custo maior, no entanto têm eletrodomésticos de qualidade superior e móveis que foram escolhidos e colocados em lugares estratégicos por um decorador profissional. Além do tempo menor, haverá a economia com os gastos da mudança.

Planejar mudanças com antecedência é um passo importante em todo esse processo. Arrume tempo para preparar os documentos financeiros e encontre alguém disposto a vender seu imóvel rapidamente. Com a ajuda de profissionais, é possível reduzir bastante o tempo necessário para se mudar para a casa própria.

Fonte: Meghan Belnap