Como está a qualidade da água na sua casa?

Como está a qualidade da água na sua casa?

voltar

ABR/2016 – pág. 33

Water Pouring from FaucetA água potável da torneira pode possuir cloro e muitos tipos de minerais que, em excesso, podem não ser muito saudáveis ao consumo humano. Os minerais, cálcio e magnésio tornam a água muito pesada. Hoje, existem filtros que podem melhorar muito a qualidade da água que você bebe.
A quantidade de água em nosso corpo representa mais de dois terços do peso total do corpo humano. Sem água, nós morremos em poucos dias. O cérebro humano é composto por 95% de água; o sangue por 82%; e os pulmões, 90%. A mera redução de 2% de água em nosso corpo pode desencadear sinais de desidratação: memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar menor impressão, como uma tela de computador. A desidratação leve também é uma das causas mais comuns de fadiga durante o dia.

A água serve como lubrificante na digestão e quase todos os outros processos do organismo. A água em nossa saliva ajuda a facilitar a mastigação e deglutição, garantindo que o alimento irá deslizar facilmente para o esôfago; bem como também lubrifica as articulações e cartilagens permitindo que eles se movam de forma mais fluida. Menos lubrificação nas juntas proporciona maior atrito, o que pode causar dor nas articulações, joelho e costas, potencialmente levando a lesões e artrite. Até os nossos olhos precisam de muita lubrificação para trabalhar bem e manter-se saudável. A água é importante para todos os mecanismos do corpo humano. O corpo não pode funcionar sem ela, assim como um carro não pode ser executado sem gás e óleo lubrificante. Na verdade, todas as células e as funções dos órgãos que compõem nossa anatomia e fisiologia inteira dependem da água para o seu funcionamento. Muitas doenças poderiam ser evitadas se bebêssemos água de melhor qualidade.
Quando as pessoas envelhecem, perdem a capacidade de sentir sede. Infelizmente, esse problema pode levar muitos idosos à morte. Uma dica: sempre oferecer água aos idosos, pois eles não se “lembrarão” de beber água. Outra dica importante: verificar se a água que se bebe tem o nível de PH acima de 7.4 na escala que mede a acidez/alcalinidade. Essa escala de PH varia de 0 a 14. Se a água indicar um PH de até 7, significa que ela está ácida. Acima de 7, será alcalina.

Se usar um bom sistema de filtragem da água para retirar o excesso de cloro ou outras substâncias que podem prejudicar a nossa saúde, esta água filtrada pode ser bem mais saudável que muitas outras vendidas no mercado por um preço alto. Existem filtros que purificam a água de todas as torneiras da casa. Poder-se-á beber água de qualquer torneira (ao tomar banho, por exemplo). Nota-se a diferença quando se bebe uma água mais leve, cabelos mais saudáveis e pele mais macia. Além de melhorar sua saúde, a conta de eletricidade será reduzida, pois os eletrodomésticos, como máquinas de lavar loucas e aquecedores, consumirão menos energia e terão vida mais longa, por não ter uma camada de “lime” que contenha o acúmulo de minerais que podem prejudicar seus aparelhos. A quantidade de sabão também será menor para lavar roupas, pratos etc.
Se quiser saber como está a qualidade da água de sua casa, meça o cloro e o ph com um teste kit vendido em qualquer empresa de produtos de piscina. Ele custa em média 10 dólares. Segundo o médico Dr. Lair Ribeiro, para se comparar nossa água com alguns produtos que bebemos, o refrigerante, por exemplo, tem, em geral, o PH em torno de 2.5. O que isso significa? Por ser uma escala logarítmica, para equilibrar o organismo, tem que se beber 32 copos de água com um PH de, no mínimo, 7.4. Como nosso sangue tem PH médio de 7.4, toda a água que bebemos deve ter no mínimo esse PH.


Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net