Chef serve pratos ‘deliciosos’ com insetos: ‘são nutrientes e sustentáveis’, garante

Pratos exóticos, com insetos, estão no cardápio do chef Joseph Yoon, em Nova York

O chef Joseph Yoon, de Nova York, quer mudar percepções dos clientes sobre insetos rastejantes. Ele está servindo pratos “deliciosos, densos em nutrientes e sustentáveis”, com escorpião, entre outros “atrativos”

Da Redação – Chef de Nova York está colocando insetos na mesa da população. Imagine degustar um escorpião ou uma mosca? Pode parecer bizarro – até inaceitável a princípio –, mas O chef Joseph Yoon, de Nova York, começou a cozinhar insetos há quatro anos para um projeto de arte. Ele agora quer mudar percepções dos clientes sobre insetos rastejantes presentes em pratos “deliciosos, densos em nutrientes e sustentáveis”, garante.

“Eu absolutamente amo insetos”, diz Yoon, que é diretor executivo da “Brooklyn Bugs”, uma organização que promove insetos comestíveis. “O fato de serem tão diversos, de existirem tantas espécies de insetos para nosso próprio ecossistema e biodiversidade é absolutamente fascinante”, comemora o chef.


______continua após a publicidade_______

seguro


Segundo ele, existem mais de 2.100 tipos de insetos comestíveis no mundo, e eles vêm em sabores variados, como cítrico, noz, queijo e coco, diz Yoon. “O que estou tentando fazer é apresentar às pessoas essa maravilhosa abundância de sabores, texturas e ideias de como cozinhar com insetos comestíveis.”

Os insetos são consumidos regularmente por cerca de 2 bilhões de pessoas, de acordo com um relatório de 2013 da “Organização das Nações Unidas” para alimentação e agricultura. No entanto, o relatório diz que sentimentos de repulsa estão associados à ingestão de insetos na maioria dos países ocidentais.

Alimentar o mundo é um desafio cada vez mais difícil. A terra é escassa e os oceanos são muito explorados, mas a atual produção de alimentos precisará quase dobrar para acomodar os 9 bilhões de pessoas que devem povoar a Terra até 2050, segundo o relatório.

A produção de alimentos está prejudicando o meio ambiente. Estudos recentes mostram que a indústria pecuária gera entre 14 e 17% das emissões de gases de efeito estufa produzidas pelo homem.

Para ajudar a reduzir o impacto ambiental de nossos hábitos culinários, Yoon quer “normalizar os insetos comestíveis em todo o mundo, principalmente aqui onde moro na América”.

“Um dos grandes fatores impulsionadores do meu trabalho é que, sim, cada um de nós tem uma responsabilidade. Incorporar insetos comestíveis em sua dieta uma vez por semana pode fazer uma grande diferença”, alerta o chef.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie