Começam as festividades do Carnaval com os desfiles das escolas de samba e a movimentação dos blocos carnavalescos pelas ruas do país. Cinco dias de folia mobilizará cerca de 46 milhões de pessoas, incluindo turistas
Da Redação – Após dois anos de paralisação, em virtude da Covid-19, o Carnaval no Brasil retoma suas atividades a partir desta sexta-feira (17), mobilizando um grande público nas principais capitais do país. Em São Paulo, 14 escolas de samba desfilam pelo “Grupo Especial” nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), no Sambódromo do Anhembi. No Rio de Janeiro, os desfiles das escolas do “Grupo Especial”, na Marquês de Sapucaí, acontecem no domingo (19) e na segunda-feira (20).
Segundo dados do “Ministério do Turismo”, cerca de 46 milhões de pessoas em todo o país, incluindo turistas estrangeiros, devem mobilizar US$ 1,558 milhão. Espera-se números recordes na primeira edição completa do Carnaval depois que os festejos de 2021 foram cancelados por conta da pandemia de Covid-19 e os de 2022 ficaram restritos a um pequeno número de cidades também por conta da pandemia.
Os blocos carnavalescos, com seus coloridos desfiles gratuitos durante os cinco dias de Carnaval, atraem um grande número de foliões, que querem se divertir fantasiados, ou não, acompanham o cortejo pelas ruas do país.
Cidades como Salvador, na Bahia, com seus trios elétricos – o Carnaval por lá começou na quinta-feira (16), além de Ouro Preto e Olinda, famosas por seus carnavais, são responsáveis por um grande número de turistas, atraídos pela magia carnavalesca. Em Recife, a previsão é de que o Carnaval coloque cerca de dois milhões de pessoas dançando.
A “Embratur” estima que o Carnaval deste ano em todo o país terá um número recorde de turistas estrangeiros já que, até o início de janeiro, 80 mil já tinham ingressos adquiridos, acima dos 55 mil que visitaram o país em festas no ano passado.