Cerca de 270 brasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA, diariamente, usando a Califórnia como nova rota de acesso ao país, mesmo com patrulhamento e muros. Semanalmente, são detidos 250 brasileiros
Da Redação – O estado da Califórnia se tornou a nova rota de entrada ilegal de brasileiros nos EUA. Cerca de 270 pessoas tentam o novo caminho todos os dias, segundo dados de autoridades de imigração, o que leva a detenção de 250 brasileiros em média durante a semana. Um percurso que faz fronteira com o México, e que continua sendo utilizado como porta de entrada para o país americano, apesar do patrulhamento e dos muros.
Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, aproximadamente 57 mil brasileiros foram detidos quando atravessavam a fronteira dos EUA, um recorde que está perto de ser superado neste ano. Com isso, autoridades mexicanas passaram a exigir visto de entrada de brasileiros no México, na tentativa de conter o fluxo ilegal de imigração.
Famílias de brasileiros desafiam o perigo ao chegar à fronteira com os EUA, numa média de 270 brasileiros por dia, sendo que 250 brasileiros são detidos tentando cruzar de Tijuana, no México, a San Diego. De outubro do ano passado até julho, foram quase nove mil.
Em julho, segundo dados da imigração americana, houve uma das maiores apreensões de imigrantes tentando entrar no país. Em apenas dois dias, 183 brasileiros – incluindo 17 crianças –, foram detidos na fronteira com a Califórnia.
Segundo o agente de imigração, Angel Moreno, “as organizações criminosas vão tentar explorar qualquer ponto. Não vão ter consideração pela vida dessas pessoas que se arriscam ao cruzar a fronteira. Elas empurram esses migrantes por essas cercas de 6, 9 metros, então é tudo perigoso.”
O agente disse que todos os dias brasileiros tentam atravessar a rota da Califórnia. Governadores dos estados republicanos do Texas e Arizona estão colocando os imigrantes em ônibus e despachando para cidades governadas por democratas, como Washington e Nova York.