-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
‘Aeroporto de Orlando’ permitirá a passageiros residentes reservar estacionamento - 4 mins ago
-
Dados Atualizados do Furacão Helene: Sudeste Americano Devastado Com Mais de 200 Mortos e Cidades Submersas - 19 hours ago
-
Foguete Vulcan Decola com Sucesso, mas Problema com Propulsor Acende Alerta - 19 hours ago
-
Boteco do Manolo Expande para Miami Beach e Leva a Autêntica Gastronomia Brasileira aos Estados Unidos - 20 hours ago
-
Rodeio beneficente agita rancho ‘Silver Spurs Riding Club’ em Kissimmee - 1 day ago
-
Greve nos portos acelera corrida pela busca de papel higiênico nos supermercados - 1 day ago
-
Outubro Rosa: Cuidar da Sua Saúde é um Ato de Amor – Faça o Exame de Mama e Previna o Câncer! - 2 days ago
-
Conheça regras de nova lei na Flórida; abrange sem-teto, imóvel e privacidade - 2 days ago
-
Morre o jornalista e âncora Cid Moreira, aos 97 anos, ícone do ‘Jornal Nacional’ - 2 days ago
-
‘WonderWorks’ oferece entrada gratuita para socorristas do furacão Helene - 2 days ago
Caiprinha: história e receita da bebida que é brasileiríssima
Em ano de realização de Copa do Mundo no Brasil não vai ser difícil encontrar um estrangeiro que tente arriscar algumas palavras em português no país. Futebol, feijoada, carnaval e caipirinha prometem estar no topo da lista do vocabulário dos gringos. Afinal, o esporte, a comida, o festejo popular e a bebida são ícones do Brasil e fazem sucesso em várias partes do mundo.
Uma pesquisa realizada há dois anos pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) apontou que a cultura e belezas naturais são os maiores atributos na projeção da imagem do Brasil no exterior. Uma em cada cinco pessoas que moram aqui nos Estados Unidos, por exemplo, reconhecem a caipirinha (21%) e Feijoada (20%) como ícones da gastronomia brasileira. Leo Charamba, sócio-proprietário do Camila’s Restaurant (restaurante de comida brasileira com unidades em Orlando e Miami), afirma que a demanda de brasileiros que buscam pela caipirinha no estabelecimento é homogênea, se equipara à de quem procura pela cerveja produzida no Brasil e o guaraná.
Mas porque será que a bebida que tem em sua composição limão, cachaça, gelo e açúcar agrada o paladar de tanta gente? Você sabe como ela surgiu? Há uma história que se destaca por ser a mais plausível sobre o surgimento da caipirinha:
Por volta do ano de 1918, no interior de São Paulo, um produto foi criado a partir da receita de xarope para curar a gripe espanhola. Essa receita levava limão, alho e mel e, em diversos casos, um pouco de cachaça – antigamente as pessoas colocavam um pouco de álcool nos medicamentos para acelerar o seu efeito.
Certo dia, alguém decidiu eliminar dessa receita o alho e o mel e colocar umas colheres de açúcar para diminuir um pouco a acidez do limão. Nascia então a caipirinha. Hoje, a caipirinha ganhou novos ingredientes em sua composição, muitos bares e restaurante passaram a combinar a bebida com frutas como maracujá, morango, kiwi e muitas outras opções. Além disso, também é bastante comum ver versões de caipirinha com outras bebidas, como a vodka e o vinho e saquê.
Acompanhe a receita de caipirinha:
Ingredientes
- 1 Limão Taiti
- 2 Colheres (de sobremesa) de açúcar
- Gelo
- Cachaça
Para a decoração:
- 1 Limão Taiti
Modo de preparo
- Corte as pontas do limão
- Corte o limão ao meio
- Faça um corte em V e retire a parte central, pois ela faz a caipirinha adquirir um sabor amargo (veja no vídeo abaixo)
- Corte o limão em pedaços menores
- Misture o limão e o açúcar em um copo
- Amasse suavemente a mistura com um pilão
- Acrescente o gelo
- Complete com a cachaça
Para a decoração:
- Corte um pedaço do limão e coloque na ponta do copo