
Tarciana Medeiros, presidente do “Banco do Brasil”, se destaca na categoria “Finanças”, na lista das mulheres mais poderosas do mundo em 2023, segundo divulgou a “Forbes”. Primeira mulher na presidência do banco em 214 anos
Da Redação – Determinada e atuante, a brasileira Tarciana Medeiros, presidente do “Banco do Brasil”, entra na lista da “Revista Forbes” das mulheres mais poderosas do mundo em 2023. A seleta listagem de poder, foi divulgada na terça-feira (5), e o nome da única representante do Brasil ocupa a 24ª posição, incluindo a atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen – em primeiro lugar –, seguida por Christine Lagarde, presidente do “Banco Central Europeu”, e de Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, na terceira posição.
A presidente do BB está listada na categoria de “Finanças”, recebendo elogios pelos seu desempenho. Na descrição feita pela revista, é apontado que a paraibana atua no banco desde 2000 e, antes de chegar à presidência, supervisionou o escritório de varejo da empresa. Antes de ingressar no “Banco do Brasil”, Tarciana trabalhou como professora.
Quanto as suas predileções, informa a “Forbes”, a brasileira é defensora apaixonada das políticas ambientais, inclusive, falou na “Assembleia Geral das Nações Unidas” este ano, abordando sobre a importância de obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis. Tarciana assumiu a chefia do banco estatal em janeiro deste ano e é a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história.
A revista evidencia que em setembro, o “Banco do Brasil” e o “Banco Interamericano de Desenvolvimento” firmaram uma parceria para investir US$ 250 milhões – cerca de 1,22 bilhão – em recursos de energia e infraestrutura sustentável.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, aparece na quarta posição, enquanto a cantora e compositora norte-americana Taylor Swift apareceu na quinta posição. Nesta quinta-feira (6), a revista “Time” nomeou a estrela pop como a sua “Personalidade do Ano”.