Jair Bolsonaro aparece com larga vantagem de intenção de votos nos principais estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – praças que definem eleições. Neste domingo, Brasil vai às urnas, incluindo 183 mil eleitores nos EUA
Da Redação – O Brasil vai às urnas neste domingo (30) – 156 milhões de eleitores -, quando acontece o segundo turno das eleições presidenciais, no embate decisivo entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) tentando a reeleição, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos EUA, os brasileiros se mobilizam para validar seu voto na urna eletrônica – 183 mil eleitores registrados -, movimentando líderes de comunidades, que incentivam a participação de todos no pleito de maior importância na história do país.
Para Bolsonaro, que aparece com larga vantagem de intenção de votos nos principais estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – praças que definem as eleições –, “hora de garantir ao Brasil a liberdade e a continuidade de um bom governo”.
No recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (28), o presidente Bolsonaro tem 57,3% dos válidos em São Paulo contra 42,7% de Lula. Em Minas Gerais, o apoio do governador reeleito, Romeu Zema (Partido Novo), tem sido de grande importância para o bolsonarismo seguir à frente, agregando o apoio de prefeitos e políticos eleitos, além da presença maciça do povo em comícios. O mesmo acontece no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro também segue em vantagens, mantando-se à frente nas intenções de votos.
Já no levantamento nacional realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas há empate rigoroso nas intenções de voto para presidente. Nos três cenários – na espontânea, na estimulada e nos votos válidos – 0,4 ponto percentual separam Lula de Bolsonaro. O empate é numérico até mesmo na rejeição, isto é, quando o eleitor afirma que não votará no candidato de jeito nenhum.
No cenário espontâneo, quando o entrevistado cita voluntariamente o nome do candidato em quem pretende votar, Lula tem 42,9% e Bolsonaro 42,5%, enquanto 9% manifestam indecisão e outros 5,7% afirmam que votarão branco ou nulo. Sem dúvida, uma decisão acirrada.
Eleitores nos EUA
Cerca de 183 mil brasileiros votam nos EUA, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que nas eleições deste ano, o número de eleitores será maior, 39,21%, em relação a 2018. A grande concentração de brasileiros registrados para votar está na Flórida, em Washington, Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia e Massachusetts.
Lembrando que com grande apoio da Comunidade na Flórida, destacando-se Orlando, o presidente Bolsonaro venceu no primeiro turno das eleições presidenciais, o que certamente poderá se repetir no segundo turno, contribuindo com a vitória, caso seja reeleito.
A votação no exterior segue o horário local, das 8h às 17h. Por isso, as urnas de São Francisco (11,7 mil eleitores) e Los Angeles (11,2 mil) devem ser as últimas do mundo a serem computadas: quando forem 17h no horário local, serão 21h em Brasília.