Brasil se despede do cartunista Ziraldo, criador de “O Menino Maluquinho”

Morreu na tarde do sábado (6), no Rio de Janeiro, aos 91 anos, o cartunista e escritor Ziraldo, criador do personagem “O Menino Maluquinho”. Amigos e familiares se despedem neste domingo (7), em cerimônia aberta ao público

Da Redação – Familiares, amigos e admiradores do cartunista Ziraldo, se despedem do criador do personagem “O Menino Maluquinho”, que faleceu no sábado (6), aos 91 anos, enquanto dormia em casa, no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do também escritor, ele estava com a saúde debilitada após sofrer três AVCs (acidente vascular cerebral) entre 2018 e 2022. A causa da morte não foi divulgada.

Natural de Caratinga (MG), onde passou a infância, Ziraldo Alves Pinto se tornou um dos maiores nomes da literatura infantil do Brasil. Desenhista desde a infância, formou-se em Direito pela “Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg)” em 1957. Na década de 1960, se tornou um dos fundadores de “O Pasquim”, veículo combativo à Ditadura Militar, que vigorou entre 1964 e 1985. 


______continua após a publicidade_______

seguro


Criou “O Menino Maluquinho”, em 1980, considerado seu maior sucesso e um dos maiores fenômenos editorais brasileiros. Passou a escrever histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista sobre a “Turma do Pererê”. Também surgiram nesta fase, os personagens Mineirinho, Jeremias, o Bom, e Supermãe. 

Ziraldo chegou a ser preso um dia após o AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968. Na ocasião, foi detido em casa e levado ao Forte de Copacabana. Seu primeiro livro infantil foi publicado em 1969, o “FLICTS”, e uma década depois, em 1979, se dedicou à literatura infantil. O velório do ilustrador Ziraldo será realizado neste domingo (7), a partir das 10h, na sede no “Museu de Arte Moderna (MAM)”, no Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público. O sepultamento será realizado às 16h30, no Cemitério São João Batista.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie