-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
Mudança histórica: Escolas da Flórida ajustarão horários para beneficiar estudantes - 3 hours ago
-
Clima extremo: Flórida enfrenta neve e granizo em regiões inesperadas - 3 hours ago
-
Sindicato da ‘Costco’ vota pela greve nacional e mobiliza 18 mil trabalhadores - 4 hours ago
-
Preocupados, moradores de Orlando querem impedir instalação torre de celular - 4 hours ago
-
Evento especial em Orlando ensina técnicas para mulheres se protegerem com confiança - 24 hours ago
-
Empreendedorismo em alta: Como a Flórida se tornou o melhor estado para negócios - 1 day ago
-
Uma missão por igualdade: Como continuar o legado de Martin Luther King Jr. - 1 day ago
-
Posse de Trump reacende alerta com operações controvérsias na primeira semana - 1 day ago
-
TikTok restaura serviço para usuários dos EUA após ordem executiva de Trump - 1 day ago
-
Jude Law e Gibson lideram as celebridades confirmadas na ‘MegaCon Orlando’ - 18/01/2025
Brasil e EUA dão 1º passo para fim de visto
1,5 mil viajantes assíduos vão participar de programa que descarta fila de imigração
Diante das dificuldades em acabar com a exigência de visto entre os dois países, os governos do Brasil e dos Estados Unidos acertaram ontem a participação inicial de 1.500 viajantes frequentes no programa Global Entry, que permite a entrada em território americano sem passar pelas filas de imigração.
Mas a facilidade não vai beneficiar turistas eventuais, apenas os brasileiros que visitam os EUA com assiduidade, na maioria das vezes em viagens a trabalho. Não há data para o início da experiência com brasileiros porque ainda há pontos em negociação entre o Itamaraty e o Departamento de Estado.
A decisão de entrar no Global Entry, espécie de prêmio de consolação, foi tomada por causa da resistência brasileira em atender a exigências do governo de Barack Obama, segundo revelou o Estado na segunda-feira, 18. Os EUA querem que o Brasil diga quando o viajante responder a processo ou for suspeito de terrorismo, o que não combina com o ordenamento jurídico brasileiro.
Nesta terça-feira, 19, a participação no Global Entry foi anunciada pelo empresário Josué Christiano Gomes da Silva, executivo da Coteminas. O anúncio evidenciou a diferença de abordagem entre setor privado e governo: o empresário informou que os dois países assinaram um acordo de intenções que resultaria no início do Global Entry em “duas ou três semanas”. Minutos depois, o Itamaraty e o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, disseram que mesmo o tratado de intenção ainda exige negociações.
No caso do Global Entry, o impasse se refere a dados fiscais e tributários de empresários. As informações são exigidas pelos EUA, mas a Receita Federal resiste em fornecer o material.
Meta. “É um passo intermediário para chegarmos à dispensa do visto”, afirmou Gomes da Silva, filho do ex-presidente José Alencar. “A meta, que era sempre ter a dispensa do visto, parecia distante e inalcançável, hoje posso dizer que está ao alcance dos olhos.” Indagado se concordava com a visão do empresário brasileiro, o embaixador Shannon respondeu: “Sim, mas o horizonte às vezes é longe, há muito interesse dos dois países em chegar a um programa recíproco”.
No início do ano passado, o presidente Barack Obama defendeu a entrada do Brasil na lista de países isentos da exigência de visto em discurso na Disney. O objetivo era atrair turistas brasileiros para compras nos EUA.
De acordo com o embaixador americano, o programa-piloto vai começar voltado para viajantes “confiáveis”.
As regras do Global Entry são as mesmas para todos os países do programa, como Alemanha, Japão e Reino Unido. O viajante recebe um cartão com código de barras que pode ser lido por um quiosque eletrônico nos aeroportos dos EUA e não precisa entrar na fila de imigração. O cartão tem validade de cinco anos.
http://www.estadao.com.br