voltar

Ingredientes:

Preparo da massa:

6 ovos

3 xícaras (chá) de açúcar

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite fervente

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

 

Recheio e cobertura:

500 ml de leite

5 colheres (sopa) cheias de amido de milho

1 lata de leite condensado (395g) – deve estar bem gelado

1 lata de creme de leite sem o soro (300g) – deve estar bem gelado

 

Outros:

1 coco fresco (grande) ralado ou 150g de coco desidratado ralado

 

Para umedecer a massa:

1 vidro de leite de coco (200 ml)

300 ml de leite

6 a 8 colheres (sopa) de açúcar

 

Adicionais:

Papel alumínio

Modo de preparo:

Massa: coloque os ovos inteiros e o açúcar na tigela da batedeira e bata bem, até praticamente triplicar o volume. Leve o leite para ferver com a manteiga. Retire os ovos da batedeira e acrescente aos poucos a farinha peneirada com o fermento, intercalando com o leite fervente.

Coloque em assadeira retangular bem untada e polvilhada com farinha de trigo ou forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido a 350F por cerca de 30 ou 40 minutos ou até dourar (teste com um palito). Reserve.

Desenforme ainda quente e deixe esfriar. Se estiver usando papel manteiga, pode deixar a massa esfriar dentro da assadeira.

 

Recheio e cobertura: dissolva o amido de milho em parte do leite. Numa panela grossa (preferência com cabo), acrescente o amido dissolvido e o restante do leite.

Cozinhe em fogo médio/baixo sempre mexendo até engrossar, deve resultar num creme bem firme.

Passe-o para a tigela da batedeira, cubra com filme plástico (PVC) e leve para a geladeira para que fique bem gelado. Retire-o da geladeira e bata com a batedeira até ficar cremoso novamente. Sempre batendo, vá acrescentando o leite condensado (que deve estar bem gelado) e depois acrescente também o creme de leite (bem gelado e sem o soro). Bata até ficar volumoso e homogêneo. Leve novamente para gelar até o momento de usá-lo.

 

Calda: leve o leite ao fogo com açúcar até ferver, espere esfriar e adicione o leite de coco.

 

Montagem: para montar o bolo, use a mesma assadeira que usou para assá-lo. Não é necessário forrá-la com papel alumínio, basta lavar e secar bem. Com uma faca de serra, retire as bordas e crostas que geralmente ficam muito escuras e secas. Corte o bolo em 2 partes. Salpique toda a assadeira com coco ralado. Coloque uma das partes do bolo na assadeira forrada e umedeça-a bem com a metade da calda. Coloque metade do creme e salpique coco (cerca de 50 g). Cubra com a última parte do bolo, umedeça novamente com o restante da calda. Cubra com o restante do creme e mais 50 g de coco. Cubra bem com o papel alumínio e leve para a geladeira até o dia seguinte. Depois de bem gelado, corte o bolo em pedaços e embrulhe os pedaços em papel alumínio. Leve novamente para gelar.

Rendimento: 30 a 35 pedaços.

 

Dicas dessa cozinha:

1) apesar de o creme levar amido de milho, esse bolo congela muito bem por conta da presença do creme de leite;

2) se usar papel crepom para embalar, lembre-se de comprar o do tipo impermeável (que não mancha). Deve-se usar sempre papel alumínio por baixo do bolo, seja qual for a opção de acabamento usada.