
A viagem será a segunda incursão de Joe Biden numa zona de guerra ativa este ano, desde a visita a Ucrânia em fevereiro. O presidente embarca para Israel nesta quarta-feira (17) para encontros com líderes no Oriente Médio
Da Redação – O secretário de Estado Anthony Blinken confirmou nesta terça-feira (17), que o presidente Joe Biden viajará para Israel na quarta-feira (18), à medida que crescem as preocupações de que a guerra entre Israel e o Hamas possa se expandir para um conflito regional.
A viagem será a segunda incursão de Biden numa zona de guerra ativa este ano – visitou a Ucrânia em fevereiro. No mesmo dia, o presidente irá a Amã, na Jordânia, onde se reunirá com o rei Abdullah; com o presidente egípcio Abdel Fattah Said el-Sisi, e com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, John Kirby.
A confirmação da visita de Biden ao Oriente Médio surge horas depois que três responsáveis norte-americanos terem dito que o prsidente estava avaliando a viagem a Israel nesta semana.
“Biden, sem dúvida, irá reiterar que o Hamas não defende o direito do povo palestino à dignidade e à autodeterminação. Ele discutirá as necessidades humanitárias de todos os civis em Gaza”, explicou a Casa Branca. “Será uma viagem rápida ao longo de um único dia. O presidente chega a Israel num momento muito crítico e há muita coisa na agenda”, segundo comunicado de Washington.
Anthony Blinken anunciou a viagem de Biden num momento em que a situação humanitária na Faixa de Gaza piora e enquanto Israel se prepara para um possível ataque terrestre ao território de 365 quilômetros quadrados para exterminar os combatentes do Hamas que foram responsáveis pelo que os EUA e Israel as autoridades consideram o pior ataque aos judeus desde o Holocausto.