
O presidente Joe Biden disse nesta terça-feira (25) que precisa de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação. Fala de sua luta contra o extremismo e lança pré-candidatura
Da Redação – Para surpresa da oposição republicana, o presidente Joe Biden lançou oficialmente nesta terça-feira (25) a sua pré-candidatura para reeleição à presidência dos EUA, em 2024, argumentado que a luta continuará contra o extremismo. Ele enfatizou que precisa de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação. O anúncio foi interpretado como revanche com seu rival em 2020, o ex-presidente Donald Trump.
“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos. Eu sei o que quero que seja a resposta e acho que você também. Este não é um momento para ser complacente. Por isso estou concorrendo à reeleição”, disse Biden.
Aos 80 anos, é o presidente mais velho do país. E de acordo com as pesquisas, há uma preocupação geral com sua idade. A maioria dos americanos – também a maioria democrata – em levantamento recente mostrou pouco entusiasmo por outra campanha de Biden.
Em contrapartida, os conselheiros do presidente revelaram que já estão fazendo planos para construir uma campanha em 2024. E a vice-presidente Kamala Harris disse esperar ser a companheira de chapa de Biden se ele concorrer à reeleição.
Importante ressaltar a série de desafios futuros para o democrata, desde a guerra em curso na Ucrânia até uma economia ainda incerta, pode representar obstáculos para a sua reeleição.
Biden, no entanto, acredita que pode vencer Donald Trump novamente, mas sua candidatura não acalma os temores recentes de colegas democratas incertos sobre como ele se sairá contra um republicano diferente liderando a chapa.