A situação é preocupante em Orlando, revela à pediatra, Dra. Salma Elfaki, do “Nona Pediatric Center”, com aumento de doenças respiratórias, causando escassez de antibióticos e medicamentos de venda livre para crianças
Da Redação – Segundo depoimento da pediatra Dra. Salma Elfaki, do “Nona Pediatric Center”, de Orlando, é preocupante o aumento de doenças respiratórias na cidade, o que vem causando escassez de antibióticos e medicamentos de venda livre para crianças. Com isso, há espaços vazios nas prateleiras das farmácias onde deveriam estar disponíveis esses remédios, considerados de extrema importância para combater os sintomas da doença.
Nas ultima semanas, disse a médica, a demanda por antibióticos e medicamentos de venda livre cresceu consideravelmente, tornando os remédios muito mais procurados pela população. Inclusive, pais têm reclamado diante das dificuldades para adquirir medicamentos – estão tendo problemas para obter algumas prescrições –, despertando a atenção das autoridades de saúde.
Informou a “Consumer Health Products Association” que não é um problema de oferta, mas sim o resultado do aumento da demanda. Alguns dos medicamentos que estão em falta são amoxicilina, Adderall e albuterol.
Complementou a pediatra, Dra. Salma Elfaki que, nos últimos meses, houve uma escassez crescente de medicamentos, tanto para medicamentos prescritos quanto para os de venda livre. Relatou que está vendo um aumento precoce na temporada de vírus respiratórios, tornando os remédios muito mais procurados. Ela disse ainda que com a escassez de alguns medicamentos, ela teve que ser mais criativa com o tratamento.