Ameaça norte-coreana de guerra nuclear é ‘retórica inútil’, dizem EUA

Ameaça norte-coreana de guerra nuclear é ‘retórica inútil’, dizem EUA

Casa Branca minimizou apelos para que estangeiros deixem Coreia do Sul.
Cresce expectativa por possível lançamento de míssil pela Coreia do Norte.

A Casa Branca qualificou nesta terça-feira (9) de “retórica inútil” a ameaça da Coreia do Norte de começar uma “guerra termonuclear” na Península Coreana e os pedidos aos estrangeiros para que saiam da Coreia do Sul porque correriam risco em caso de um eventual conflito.

“Trata-se de uma ‘retórica inútil, que não fará mais que aumentar as tensões’, disse o porta-voz Jay Carney na entrevista coletiva diária.

Também nesta terça, o almirante norte-americano Samuel Locklear, chefe do Comando Ásia-Pacífico, afirmou que os Estados Unidos só interceptarão um míssil da Coreia do Norte se isso constituir uma ameaça para Washington ou seus aliados.


______continua após a publicidade_______

seguro


Questionado em audiência com legisladores se concordava em derrubar qualquer míssil lançado pela Coreia do Norte, Locklear disse que não recomendaria isso, mas o faria se fosse para defender interesses americanos ou de aliados.

Em meio a especulações generalizadas de que a Coreia do Norte pode estar preparando o lançamento de um míssil, Locklear também disse que acredita que os militares dos Estados Unidos serão capazes de detectar rapidamente para onde esse míssil se dirige.

Fonte: g1.globo.com



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie