Resultados indicaram que as pontuações dos alunos caíram com a Covid-19 em todo país, no entanto, os números na Flórida obtiveram alcances mais positivos, segundo dados da “Avaliação Nacional do Progresso Educacional”
Da Redação – A preocupação dos integrantes da “Avaliação Nacional do Progresso Educacional” é com o aproveitamento e pontuação dos alunos do ensino elementar durante o enfrentamento da pandemia – em algumas escolas as aulas presenciais foram suspensas e o ensino foi online. Até que ponto essas alternativas emergenciais foram benéficas ou prejudiciais no processo de aprendizado? Resultados indicaram que as pontuações dos alunos caíram com a Covid-19 em todo país, no entanto, na Flórida os números obtiveram alcances mais positivos no âmbito geral das considerações, com média muito positiva dos alunos.
Os novos números mostram que as escolas do estado da Flórida resistiram melhor à pandemia, e isso pôde ser comprovado no desempenho dos alunos. No cômputo geral, o estado ficou em terceiro lugar entre todos os estados em leitura na quarta série e em quarto em Matemática na quarta série.
Na “Forest Hill Elementary”, em Tampa, por exemplo, as pontuações em Matemática e leitura – os alunos leram um capítulo do livro “Esperanza Rising” –, foram satisfatórias. Acima dos resultados obtidos nos demais estados.
Autoridades de ensino da Flórida encontraram um lado positivo – mesmo quando as notas de leitura e Matemática do estado diminuíram –, enquanto educadores de outros estados lamentavam o desempenho historicamente ruim dos alunos nos primeiros testes nacionais desde a pandemia.
Fato é que os alunos da Flórida superaram seus colegas em outros estados nas pontuações médias relatadas na segunda-feira pela “Avaliação Nacional do Progresso Educacional”, conhecida como “o boletim da nação”.
E em Hillsborough, que faz parte de um grupo menor de 26 distritos escolares urbanos, houve motivo para comemoração. Entre os alunos da oitava série, Hillsborough ficou em terceiro lugar no desempenho de leitura e perto do meio, em ambas as disciplinas, quando se tratava de conter a perda de aprendizado. Em todas as quatro categorias, os alunos resistiram à pandemia com mais sucesso do que a nação como um todo.
Ao contrário dos testes estaduais, a “Avaliação Nacional do Progresso Educacional” é baseada em uma amostra representativa e não acompanha o progresso de todos os alunos. O “Departamento de Educação da Flórida” usou as pontuações para divulgar a decisão do estado de reabrir as escolas para aprendizado presencial durante a pandemia, bem antes de qualquer outro estado.
Desempenho da Flórida
O Departamento observou que a Flórida ficou em terceiro lugar entre todos os estados em leitura na quarta série e em quarto em Matemática na quarta série, marcando o melhor resultado do estado quando comparado a outros estados. Os alunos da oitava série da Flórida ficaram em 21º na pontuação média da escala para leitura, acima do 22º. Ele ficou em 32º na pontuação média de matemática, acima do 35º.
Autoridades estaduais também observaram que a Flórida diminuiu a diferença de desempenho em vários grupos demográficos, novamente com média no topo ou próximo ao topo nacional.