-
Retomada do ‘Insight’ promove expansão do empreendedorismo em Orlando - 22/05/2023
-
‘Disney’ terá menu especial durante celebração do ‘Mês da Herança Hispânica’ - 21 hours ago
-
‘Melbourne High School’ será primeira escola pública a testar detector de metal - 21 hours ago
-
Dupla de Estudantes Presa com Arma de Fogo em Escola de Orlando - 2 days ago
-
Potencialização do Consulado de Orlando frente ao 4º maior polo de brasileiros - 2 days ago
-
Reformas no ‘Camping World Stadium’ terão um custo de US$ 400 milhões - 2 days ago
-
Parque aquático ‘Great Wolf Lodge’ terá 12 tobogãs; diversão para todas idades - 2 days ago
-
Crise de Moradia em Orange County Alcança Níveis Críticos - 2 days ago
-
Sexta-feira com calor escaldante, chuvas fortes e mais tempestades no fim de semana em Orlando - 2 days ago
-
Harris Arrecada US$ 47 Milhões em Tempo Recorde e Trump Descarta Novo Debate - 12/09/2024
-
Live! at the Pointe Orlando: Mega Complexo de Entretenimento Chega a Orlando com Quatro Dias de Festa e Entrada Gratuita - 12/09/2024
Algumas dicas para economizar água
JAN/16 – pág. 29
LAVADORA DE ROUPAS
Colocar sempre a maior quantidade possível de roupas na máquina. Lavadoras convencionais e construídas antes de 2011, normalmente, usam cerca de 40 galões (151,4 litros) por ciclo de lavagem. A utilização da máquina de lavar de modo eficiente pode consumir até 15 galões (56,8 litros) a menos por ciclo de lavagem.
Dica: ajuste o nível de água da máquina de lavar para a quantidade necessária para o ciclo. Algumas lavadoras eficientes (as novas) farão isso automaticamente.
Quando for hora de substituir a máquina de lavar roupas, escolha uma de alta eficiência com baixo fator de consumo de água. Quanto menor o fator de consumo de água, maior a eficácia da máquina de lavar roupa. Os modelos “Energy Star” têm atualmente um máximo de 6.0, embora muitas máquinas de lavar com bom desempenho estejam disponíveis com fatores de água mais baixos. Verifique o fator de água mais baixo disponível para atingir a maior economia de água.
LAVADORA DE PRATOS
Quando lavar pratos à mão, encha a pia com água ao invés de deixar a água correr continuamente. Se possível, instale uma máquina de lavar louça eficiente, pois os avanços tecnológicos nessas máquinas tornam possível a utilização de menos água para alcançar o mesmo objetivo. A escolha de uma lava- louças que utilize menos água por ciclo reduzirá o uso de água. Saiba que as lavadoras utilizam menos água do que as lavagens manuais, especialmente se você limitar a pré-lavagem. Sempre que utilizar a lava-louça, faça-o com carga completa.
TORNEIRAS
Localize e conserte todas as torneiras com vazamentos. Uma torneira pingando 60 gotas por minuto desperdiçará 192 galões (726,8 litros) por mês, o que é igual a 2,304 litros (8,7 m3 por ano). Instale torneiras eficientes que tenham o programa com a etiqueta da US EPA WaterSense. Essas torneiras e arejadores usam um máximo de 1,5 litros (5,7 litros) por minuto. Feche a torneira ao ensaboar as mãos, fazer a barba ou escovar os dentes.
CHUVEIROS
Se a água quente demora muito tempo para chegar ao chuveiro, colete-a para outros usos, tal como regar plantas. Substitua chuveiros que têm taxa de vazão superior a 2,5 litros (9,5 litros) por minuto (o atual padrão da política energética nacional). Se o chuveiro não é rotulado, a taxa de fluxo pode ser verificada pela captura da água em um galão (3,8 litros). Se levar menos de 24 segundos para encher o balde de 1 galão, a vazão do chuveiro é mais do que 2,5 litros (9,5 litros) por minuto. Chuveiros eficientes com o programa que tem as etiquetas US EPA WaterSense consomem no máximo 2,0 galões (7,6 litros) por minuto.
Tome banhos mais curtos
Reduzir o banho de chuveiro de 10 minutos para 5 minutos economizará em média 12,5 galões (47,3 litros) de água quando o chuveiro possuir uma vazão de 2,5 litros (9,5 litros) por minuto.
VASOS SANITÁRIOS
Substitua os vasos sanitários instalados antes de 1994 pelos de alta eficiência (HET = High Efficient Toilet). Os mais antigos consomem em média 3.50 galões (13,2 litros) por descarga (GPF = Gallons Per Flush), enquanto aqueles com o certificado HET do programa EPA WaterSense consomem 1,28 GPF (4,85 litros), economizando 2,22 GPF (8,4 LPF).
Faça a conta: se utilizar o vaso sanitário seis vezes por dia, a economia será de 13 galões (49,2 litros)/dia ou 4,745 galões (17,9 m3)/ano. Alguns vasos mais antigos podem consumir até 7 galões (26,5 litros) por descarga.
Verifique se as caixas acopladas dos vasos sanitários estão funcionando corretamente. Certifique se o nível da água não está muito alto e se a válvula de enchimento está funcionando corretamente (ou vazando). Um vazamento pode custar centenas de litros de água por dia.
Dica extra: para finalizar, evite o uso de água corrente para descongelar alimentos congelados. Ao invés disso, deixe-os na geladeira durante a noite.
Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net