Algumas dicas para economizar água

Algumas dicas para economizar água

voltar

JAN/16 – pág. 29

LAVADORA DE ROUPAS

sua_casa_linoColocar sempre a maior quantidade possível de roupas na máquina. Lavadoras convencionais e construídas antes de 2011, normalmente, usam cerca de 40 galões (151,4 litros) por ciclo de lavagem. A utilização da máquina de lavar de modo eficiente pode consumir até 15 galões (56,8 litros) a menos por ciclo de lavagem.

Dica: ajuste o nível de água da máquina de lavar para a quantidade necessária para o ciclo. Algumas lavadoras eficientes (as novas) farão isso automaticamente.

Quando for hora de substituir a máquina de lavar roupas, escolha uma de alta eficiência com baixo fator de consumo de água. Quanto menor o fator de consumo de água, maior a eficácia da máquina de lavar roupa. Os modelos “Energy Star” têm atualmente um máximo de 6.0, embora muitas máquinas de lavar com bom desempenho estejam disponíveis com fatores de água mais baixos. Verifique o fator de água mais baixo disponível para atingir a maior economia de água.

LAVADORA DE PRATOS

Quando lavar pratos à mão, encha a pia com água ao invés de deixar a água correr continuamente. Se possível, instale uma máquina de lavar louça eficiente, pois os avanços tecnológicos nessas máquinas tornam possível a utilização de menos água para alcançar o mesmo objetivo. A escolha de uma lava- louças que utilize menos água por ciclo reduzirá o uso de água. Saiba que as lavadoras utilizam menos água do que as lavagens manuais, especialmente se você limitar a pré-lavagem. Sempre que utilizar a lava-louça, faça-o com carga completa.

TORNEIRAS

Localize e conserte todas as torneiras com vazamentos. Uma torneira pingando 60 gotas por minuto desperdiçará 192 galões (726,8 litros) por mês, o que é igual a 2,304 litros (8,7 m3 por ano). Instale torneiras eficientes que tenham o programa com a etiqueta da US EPA WaterSense. Essas torneiras e arejadores usam um máximo de 1,5 litros (5,7 litros) por minuto. Feche a torneira ao ensaboar as mãos, fazer a barba ou escovar os dentes.

CHUVEIROS

Se a água quente demora muito tempo para chegar ao chuveiro, colete-a para outros usos, tal como regar plantas. Substitua chuveiros que têm taxa de vazão superior a 2,5 litros (9,5 litros) por minuto (o atual padrão da política energética nacional). Se o chuveiro não é rotulado, a taxa de fluxo pode ser verificada pela captura da água em um galão (3,8 litros). Se levar menos de 24 segundos para encher o balde de 1 galão, a vazão do chuveiro é mais do que 2,5 litros (9,5 litros) por minuto. Chuveiros eficientes com o programa que tem as etiquetas US EPA WaterSense consomem no máximo 2,0 galões (7,6 litros) por minuto.

Tome banhos mais curtos

Reduzir o banho de chuveiro de 10 minutos para 5 minutos economizará em média 12,5 galões (47,3 litros) de água quando o chuveiro possuir uma vazão de 2,5 litros (9,5 litros) por minuto.

VASOS SANITÁRIOS

Substitua os vasos sanitários instalados antes de 1994 pelos de alta eficiência (HET = High Efficient Toilet). Os mais antigos consomem em média 3.50 galões (13,2 litros) por descarga (GPF = Gallons Per Flush), enquanto aqueles com o certificado HET do programa EPA WaterSense consomem 1,28 GPF (4,85 litros), economizando 2,22 GPF (8,4 LPF).

Faça a conta: se utilizar o vaso sanitário seis vezes por dia, a economia será de 13 galões (49,2 litros)/dia ou 4,745 galões (17,9 m3)/ano. Alguns vasos mais antigos podem consumir até 7 galões (26,5 litros) por descarga.

Verifique se as caixas acopladas dos vasos sanitários estão funcionando corretamente. Certifique se o nível da água não está muito alto e se a válvula de enchimento está funcionando corretamente (ou vazando). Um vazamento pode custar centenas de litros de água por dia.
Dica extra: para finalizar, evite o uso de água corrente para descongelar alimentos congelados. Ao invés disso, deixe-os na geladeira durante a noite.


Lino Cervino
Engenheiro Civil no Brasil e State 
Certified General Contractor nos EUA.
www.focusbulders.net
linocervino@nossagente.net