Alemanha lança ‘cartão de oportunidades’ a estrangeiros’; escassez de profissionais

Com a falta de mão de obra, a Alemanha acena para trabalhadores estrangeiros e lança o “cartão de oportunidades”

A Alemanha enfrenta dificuldades no setor do trabalho com a falta de mão de obra para atender a demanda no país. Com a escassez de trabalhadores, abre oportunidades de emprego para estrangeiros

Da Redação – A escassez de trabalhadores na Alemanha é uma preocupação de empresas, que enfrentam dificuldades com a falta de mão de obra para atender a demanda no país. Diante desse equívoco, no mercado de trabalho, o governo alemão pretende lançar o seu próprio “green card” na tentativa de preencher as vagas com a contratação de estrangeiros – cerca de 400 mil imigrantes por ano, segundo disse o presidente da “Agência Federal do Trabalho, Detlef Scheele.”

Desde o ano passado que “As associações industriais” relatam sobre a falta de trabalhadores qualificados, enquanto o “Ministério do Trabalho” sugere que o déficit de profissionais está desacelerando o crescimento econômico do país, a maior economia da Europa.

______continua após a publicidade_______

seguro

Com isso, segundo levantamento da “Federação das Associações Alemãs de Empregadores da indústria Metalúrgica e Elétrica”, a “Gesamtmetall”, duas em cada cinco empresas do setor têm a produção prejudicada por falta de empregados. A “Confederação Alemã de Artesãos (ZDH)” por sua vez  afirma que o país necessita de cerca de 250 mil profissionais qualificados.

Imigrantes interessados em trabalhar na Alemanha deverão obter o visto permanente de imigração – nos moldes do green card –, concedido pelas autoridades. O chamado “cartão de oportunidades”, abrirá caminhos para se estabelecer no país alemão, com emprego garantido.

Entrada de estrangeiros

Disse o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, que o cartão tem como objetivo facilitar a entrada de estrangeiros no país europeu, mesmo que não tenha ainda uma oferta de emprego à vista. No entanto, haverá limites e condições, pois o “cartão de oportunidades” será limitado de acordo com as necessidades estipuladas pelo governo alemão.

Os interessados deverão cumprir pelo menos três dos quatro critérios seguintes para conseguir o “green card” alemão: diploma universitário ou qualificação profissional; experiência profissional de pelo menos três anos; conhecimento do idioma ou residência anterior na Alemanha, e ter menos de 35 anos de idade.



____________________publicidade___________________

seguro

tarot

anuncie