Administração Biden tenta frear fluxo de imigrantes e pede ajuda ao México

O aumento desordenado de imigrantes que chegam à fronteira entre Mexico e EUA preocupa o presidente Joe Biden

A crise imigratória na fronteira vem prejudicando os números nas pesquisas para reeleição de Joe Biden. López Obrador apelou a Washington para aprovar plano de 20 milhões de dólares a países da América Latina

Da Redação – Com o agravamento da crise imigratória na fronteira entre EUA e México, a administração de Joe Biden pede o apoio do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, para frear o fluxo recorde de imigrantes em busca de asilo em terras americanas. O secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, e o secretário de Estado, Antony Blinken, que estiveram na cidade do México para pedir mais ajuda, alegam que não houve um resultado satisfatório de nenhum dos lados.

Em contrapartida, López Obrador apelou aos EUA para aprovarem um plano que destinaria 20 milhões de dólares a países da América Latina e suspenderia o bloqueio dos EUA a Cuba. Também eliminaria todas as sanções contra a Venezuela e forneceria subsídios para pelo menos 10 milhões de hispânicos que vivem em estados americanos, com direito de permanecer e trabalhar legalmente.


______continua após a publicidade_______

seguro


Estas exigências extremamente elevadas, foi respondida por um alto funcionário do governo Biden, que alegou que López Obrador,“tem uma agenda muito ambiciosa. Para algumas dessas coisas, precisaríamos que o Congresso agisse, compartilhamos a visão de que precisamos para melhorar a região.”

O governo mexicano preferiria que o presidente Joe Biden fosse reeleito em novembro, dada à retórica e as ações de Donald Trump durante o seu mandato. Entretanto, o presidente democrata está rapidamente ficando sem opções para resolver um problema que está prejudicando seus números nas pesquisas sem um apoio mais forte do México, alegam autoridades dos EUA.

No Capitólio, as negociações sobre medidas de segurança nas fronteiras entre republicanos e democratas continuam no seu segundo mês sem progressos claros. E as novas políticas de asilo introduzidas pela administração Biden em maio não conseguiram dissuadir os imigrantes, como evidenciado pelo aumento recorde.

Para conter o avanço desordenado de imigrantes que chegam à fronteira, a administração Biden precisa da ajuda do México.  Os negociadores dos EUA também querem que autoridades mexicanas intensifiquem a vigilância na sua fronteira sul com a Guatemala e deporte mais imigrantes que estão detidos dentro do país.

O México está disposto a ajudar os EUA aumentando a aplicação da lei, disse uma autoridade mexicana, embora nenhum número tenha sido discutido até agora. Ambos os países retomaram recentemente os voos de deportação de venezuelanos, uma das duas principais nacionalidades que agora tentam invadir a fronteira, através do Texas.

Em troca da sua cooperação, disseram as autoridades, o México quer mais ajuda financeira para policiar as suas fronteiras. Mas as autoridades mexicanas disseram também querem que os EUA demonstrem boa-fé na abordagem das causas profundas da imigração, investindo mais em programas para ajudar os países da América Central e do Sul a escapar da pobreza. 

Em muitos aspectos, o México vê-se como um país de trânsito apanhado no meio de um problema dos EUA, já que a maioria dos imigrantes se dirige para o território americano, disse o alto funcionário da administração.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie