Acordo entre EUA e México prevê expulsão de venezuelanos ao cruzarem fronteira

Venezuelanos que cruzarem a fronteira para entrada ilegal nos EUA serão expulsos, determina o acordo

O acordo entre EUA e México para conter a imigração ilegal foi divulgado à imprensa na quarta-feira, diante de pressões às medidas adotadas pelo governo Joe Biden. Serão expulsos e devolvidos ao país quem cruzar a fronteira

Da Redação – Na tentativa de conter o excesso de imigrantes da Venezuela que entram nos EUA pela fronteira, as autoridades de imigração chegaram a um consenso com o México para bloquear o fluxo desenfreado de pessoas que cruzam a fronteira entre os dois países. O termo “expulsão” vem sendo utilizado pela polícia de fronteira, quando se trata de venezuelanos, embora não esteja suspensa a concessão do acesso humanitário a esses cidadãos.

O acordo entre EUA e México para conter a imigração ilegal foi divulgado à imprensa na quarta-feira, diante de pressões de político republicanos, contrários às medidas adotadas pelo governo Joe Biden na questão imigratória. Tudo acontece antes das eleições de meio de mandato no país, que ameaçam privar o presidente do controle do Congresso.


______continua após a publicidade_______

seguro


Em contrapartida, autoridades americanas irão processar o acesso de 24 mil venezuelanos por via aérea, o que deixa claro que existe uma maneira ordenada esses imigrantes entrarem nos EUA. A informação foi dada pelo  secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas.

Portanto, diz o comunicado de Alejandro Mayorkas, “aqueles que tentarem cruzar a fronteira sul dos Estados Unidos ilegalmente serão devolvidos ao México e não poderão participar desse processo no futuro”.

Os EUA já vinham expulsando venezuelanos para o México, antes que o plano fosse anunciado, disse uma autoridade mexicana. As estatísticas dos EUA mostram 453 expulsões de venezuelanos em agosto, os dados mais recentes disponíveis.

Venezuelanos que entrarem ilegalmente no México ou no Panamá a partir de 12 de outubro não serão elegíveis para o programa. A pedido do México, os EUA concederão mais 65 mil vistos temporários a imigrantes para trabalhos não agrícolas, disse o governo mexicano. Desses vistos, 20 mil serão concedidos a centro-americanos e haitianos.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie