A natureza é o solo nutritivo da alma

COLUNA NOSSA GENTE || PAISAGISMO NA FLÓRIDA || Silvia Valentini

As plantas fazem parte do nosso cotidiano. Seja na decoração da casa, nas nossas refeições, nos eventos alegres ou tristes, nos fitoterápicos, ou ainda no jardim, em áreas externas. Compõem a paisagem urbana, com áreas de lazer, alterando a temperatura, umidade, qualidade do ar e, nas áreas rurais, desenhando um patchwork que garante a nossa sobrevivência.

Em época de pandemia, mais do que nunca a vegetação está diretamente ligada à nossa saúde, à qualidade de vida. C.G. Jung, o psiquiatra suíço, alertava para o efeito terapêutico do contato com a natureza – “o solo nutritivo da alma”. Já no início do século XX, prescrevia caminhadas em áreas verdes para propiciar serenidade e amenizar a ansiedade. 

______continua após a publicidade_______

seguro

Shinrin-yoku, 森林 浴 (banho de floresta) é como, há décadas, os japoneses chamam a atividade da imersão na natureza. Caminhar por uma área arborizada, trazer a atenção para o momento presente, receber os estímulos sensoriais do lugar, é terapêutico, life enhancing.  

No entanto, o nosso dia a dia não reserva espaço para a terapia do convívio com a vegetação, seja por excesso de trabalho, falta de hábito ou de conhecimento sobre o assunto, e até mesmo a dependência da Internet, que nos prende ao telefone celular.

A ideia desta coluna é convidar o leitor a conviver com o verde. Vamos plantar as ervas que usaremos nas nossas refeições; recolher e plantar as sementes que caem das árvores, acompanhar o seu crescimento, a época certa para o plantio. Instalar floreiras nas janelas, plantar gerânios pendentes (Pelargonium peltatum) para colorir o passeio de quem caminha pela nossa rua.

Os leitores que moram em casas poderão aprender como fazer uma composteira e com isso agregar matéria orgânica aos canteiros, tão importante para o desenvolvimento das plantas. 

Já os moradores de apartamentos terão a opção de escolher as melhores plantas de sombra ou até mesmo as que dependem de pouco sol, e que crescerão na varanda, ou mesmo junto à janela. 

Orlando tem vários parques que propiciam o prazer de caminhar e despertar os sentidos. Tem também diversos fornecedores de materiais de jardinagem: mudas, sementes, vasos, ferramentas. Vamos relacionar aqui as possibilidades de uso do que cada loja oferece.

O verão é uma época do ano que nos convida a plantar. Vamos compartilhar experiências, referências de livros, sanar nossas dúvidas, aprender sobre regas, sol e sombra, qualidade do solo, tempo de crescimento das plantas. Podemos divertir nossas crianças com a atividade de plantar e colher, o que certamente despertará nelas o interesse pela comida saudável. Vamos convidar nossos amigos para juntos plantar uma horta e dividir uma salada com os vegetais que vimos crescer.

Mandem suas dúvidas, sugestões, predileções, curiosidades. 

Espero por vocês.



____________________publicidade___________________

seguro

anuncie