Vitória brasileira na “Maratona Disney”

Vitória brasileira na “Maratona Disney”

voltar

JAN/15 – pág. 26

Pela quarta vez o baiano Fredison Costa conquistou o título de campeão, consolidando o seu favoritismo. Determinado, ele se prepara para a “Maratona de Boston”, objetivando a classificação para as Olimpíadas de 2016, no Brasil. Na categoria feminino, a paulista Giovanna Costa Martins ganhou a prova

unnamed (1)aFoi um marco a vitória do baiano, Fredison Costa, na “Maratona Disney” (Disney Marathon Weekend), no último dia 11 de Janeiro, em Orlando, consolidando a sua velocidade na pista, no percurso de 42 KM. Determinado e objetivando a classificação para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, pela quarta vez o brasileiro sobe ao pódio como campeão, seguido de João Fonseca e Mateus Trindade – também brasileiros -, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Na categoria feminina, o título coube à Giovanna Costa Martins, natural da cidade de Salto (SP), definindo o favoritismo verde amarelo nas competições, que mobilizaram representantes de cerca de 65 países, em um total de 26 mil atletas.

Recebendo os cumprimentos de amigos e apoiadores, Fredison Costa, 37 anos, campeão da “Maratona Disney” em 2011, 2012 e 2014, mostrou-se satisfeito com o seu desempenho na prova deste ano. Valeram os preparativos que custou-lhe horas de empenho e concentração. “É preciso ter uma dieta adequada para obter bons resultados nos treinos. Eu peso 62 quilos, mas o peso ideal para um maratonista é 59 quilos. Diariamente realizo o bi-treino, ou seja, treinamentos pela manhã e no período da tarde. É uma média de onze seções de treinos por semana. Também faço academia”, diz Fredison. O atleta agora se prepara para disputar a “Maratona de Boston”, em abril, com o objetivo de obter a pontuação classificatória para as Olimpíadas. “A minha meta é competir no Rio de Janeiro em 2016. Estou trabalhando muito para obter a classificação olímpica”, afirma.

Perguntado sobre o início da carreira, Fredison disse que na infância corria na sua cidade natal, Riachão de Jacuípe, na Bahia, na fazenda do avô. “Sempre gostei de velocidade e lá, na fazenda, era uma festa”, lembra. Mas, a paixão por competições esportivas surgiu na cidade de Piedade, no interior de São Paulo, para onde se mudou. Em l.997, ganhou a “Corrida das Cerejeiras”, em Piedade, alimentando o sonho de competir no exterior. “Eu venci a prova de três quilômetros e fiquei muito entusiasmado. Queria crescer como maratonista. O Esporte é muito importante porque ele transforma as pessoas. O esporte transformou a minha vida”, diz.

O maratonista agradeceu o apoio recebido da brasileira, Ana Cristina Leonardo, que reside em Orlando. “A Cris acredita no meu potencial como atleta e tem me incentivado. Devo a ela a minha vitória. Ela não mede esforços em me apoiar”, fala com carinho. Quanto ao título de campeão da “Maratona Disney”, pela quarta vez, Fredison externou significativo entusiasmo, afinal, o pódio foi liderado por brasileiros. “Estou muito feliz por mim e pelos meus colegas. A vitória foi brasileira”. Sobre os próximos treinos, disse o atleta que após merecido descanso, “vou retomar os treinamentos, visando a Maratona de Boston”, conclui.

Campeã feminina

Campeã da categoria feminina, na “Maratona Disney”, a brasileira Giovanna Costa Martins, recebeu os cumprimentos dos anfitriões, Mickey Mouse e Minnie, no final da prova. Emocionada, a maratonista empunhava a bandeira brasileira, comemorando o título. Residindo no Brasil, na cidade de Salto – SP -, a atleta é professora de Educação Física e sonha em disputar as Olimpíadas de 2016, no Brasil. “Estou confiante e valem todas as tentativas para conseguir a classificação”, disse.

Giovanna começou a correr aos cinco anos de idade e não parou. Conquistou a segunda colocação na “Maratona de Santa Catarina”, em Florianópolis, e pretende se aprimorar na carreira. Ao retornar ao Brasil, disse, irá intensificar os seus treinamentos, pois quer melhorar a sua marca e estar entre os atletas olímpicos que disputarão as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Percurso da prova

O percurso de 42km da “Maratona Disney”, passa pelos quatro parques temáticos de Walt Disney Worlde também pela arena ESPN Wide World of Sports Complex. O trajeto começa no Epcot, segue pelo Magic Kingdom, Animal Kingdom, ESPN Wide World of Sports Complex, Disney`s Hollywwod Studios e depois volta ao Epcot, terminando à sombra da emblemática Spaceship Earth, símbolo do parque. A “Disney Marathon Weekend”, considerada um dos maiores eventos esportivos da Flórida, reúne corredores de todo o mundo para diferentes provas e muita diversão para toda a família ao longo de quatro dias. Os brasileiros são o segundo maior público do evento, atrás apenas dos próprios americanos. As inscrições para a edição de 2016 acontecem ainda no primeiro semestre deste ano.

Apoio fundamental

“Eu descobri o Fredison Costa quando trabalhava como motorista, em Orlando. Ele é uma pessoa humilde e muito determinada, o que me chamou a atenção. Sabia que estava diante de um campeão e que ele precisava de incentivo para impulsionar a sua carreira”, relata Ana Cristina Leonardo, a Cris, apoiadora do atleta. “Não visava lucros, eu queria ajudar o Fredison”.

E foi exatamente o que aconteceu. A convite da Cris, no ano passado o atleta se hospedou na sua casa, ocasião em que passou a treinar com afinco. “Eu perguntei ao Fredison, que estava hospedado em minha casa, se ele queria morar conosco. Ficar em Orlando para treinar. Ele aceitou o desafio”, lembra. Posteriormente, ela conseguiu um treinador da Disney para orientar Fredison nos treinamentos, o americano Brooks Johnson. Surgiram alguns apoios financeiros e, atualmente o maratonista se prepara para disputar a “Maratona de Boston”, na cidade de Boston. Ana Cristina é de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e reside em Orlando há 15 anos.

WaltherAlvarenga

Walther Alvarenga