“Turma da Mônica” emociona adultos e crianças em Orlando

“Turma da Mônica” emociona adultos e crianças em Orlando

Os personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, criados por Mauricio de Sousa, emocionaram adultos e crianças em Orlando. O diretor, Mauro Sousa, filho do desenhista mais famoso do Brasil, conversou com o “Nossa Gente”

Edição de novembro/2017 – pág. 14

“Turma da Mônica” emociona adultos e crianças em Orlando

Foi emocionante a presença dos famosos personagens de a “Turma da Mônica”, em Orlando, para apresentação especial do musical “Turma da Mônica o Show”, criado e dirigido por Mauro Sousa, com supervisão do cartunista Mauricio de Sousa. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali dançaram e encantaram as crianças, principalmente os adultos, que conviveram na sua infância com histórias hilárias dos personagens dos quadrinhos no Brasil.Foi emocionante a presença dos famosos personagens de a “Turma da Mônica”, em Orlando, para apresentação especial do musical “Turma da Mônica o Show”, criado e dirigido por Mauro Sousa, com supervisão do cartunista Mauricio de Sousa. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali dançaram e encantaram as crianças, principalmente os adultos, que conviveram na sua infância com histórias hilárias dos personagens dos quadrinhos no Brasil.

O espetáculo promovido pela  “Bis Entertainment” – também apresentado em Miami e Boston –, marcou a vinda pela primeira vez aos EUA dos protagonistas criados por Mauricio de Sousa, também amados pelas crianças no Japão. Uma oportunidade aos pais residentes no país de mostrar aos seus filhos as aventuras da engraçada e dentuça Mônica, com seu coelhinho Sansão.

A Mônica, que representa o Mickey Mouse de saias, com sua turminha divertida, cativa à garotada com números de dança e canto, trazendo para os palcos dos EUA um pouco do universo infantil brasileiro.

O “Nossa Gente” conversou com Mauro de Sousa, filho do desenhista Maurício de Sousa, durante encontro com a imprensa, em Orlando. Para o jovem ator e diretor da “Mauricio de Sousa Produções”, um passo importante na internacionalização da marca Maurício de Sousa. “Estar nos Estados Unidos é a consolidação da nossa meta de internacionalizar a nossa marca”, enfatiza.

“Foi feito um planejamento para que isso ocorresse e o resultado está sendo muito positivo”, comemora. “A reação das crianças e mesmo dos adultos que conviveram na sua infância com a Mônica, com o Cebolinha e os personagens da ‘Turma da Monica’, é incrível. A nossa proposta inicial é trazer os personagens para as crianças brasileiras e, no futuro, realizar um trabalho de apresentação às crianças americanas”, relata.

“É também uma oportunidade para os pais brasileiros de apresentar aos seus filhos os personagens que fizeram parte da sua infância no Brasil, de mostrar um pouco da nossa cultura”, complementa Mauro de Sousa.

Indagado sobre a sua relação profissional com o pai, Maurício de Sousa, Mauro explicou que a sua função nos Estúdios, em São Paulo, está focada nos shows e eventos de a “Turma da Mônica”, que acontecem no Brasil e agora, no exterior. “O meu trabalho é voltado para a área de expansão da marca, enquanto que o meu pai e sua equipe cuidam do processo de criação dos personagens, de suas histórias”, conta.

“O objetivo é trabalhar os personagens em outros países, como acontece no Japão, e agora nos Estados Unidos. O lançamento da nossa marca nos Estados Unidos requer empenho para que a criança americana tenha identificação com nossos personagens”, diz.

Lembra Mauro Sousa que os personagens em quadrinhos, criados por Maurício de Sousa, foram inspirados nos próprios filhos – nove filhos –, caso da Mônica, inspirada na filha mais velha, e do Nimbus, inspirado em Mauro Sousa, que adora tudo relacionado a tempo, clima e meteorologia.

“O Nimbus tem medo de chuva, e isso acontecia comigo quando criança. O Nimbus gosta de mágica e eu adoro mágica. Sempre quis ser mágico”, enfatiza. “Somos nove irmãos e cada um tem seu personagem, criado pelo meu pai. Eu também gosto muito do Chico Bento”.

E quanto ao sucessor de Mauricio de Sousa, na criação de personagens, disse Mauro que a irmã, Marina Sousa, entre os nove irmãos, é uma ótima desenhista e que apresenta todas as características do pai nos traços de sua criação. “Ela herdou do meu pai o dom especial de desenhar”, ressalta.

Mauro Sousa é formado em artes cênicas, e afirma que está realizando seu grande sonho ao associar sua paixão, o teatro, ao universo criado pelo pai. Mas, fora da “Mauricio de Sousa Produções”, ele também atua. Já participou de espetáculos como “Miss Saigon”, em São Paulo, e do musical “Rent”, no papel de Benny.

A emoção dos pais

Patrícia Coutinho, acompanhada do esposo, Cesar Coutinho, e dos filhos, Isabela e Guilherme, não conteve a emoção ao ver de perto os personagens da “Turma da Mônica”. “É emocionante poder rever a turma da Mônica porque é algo que faz parte da minha infância”, diz entusiasmada.

“E poder mostrar um pouco do nosso universo infantil para os nossos filhos, é gratificante. Quando eu era criança – Patrícia está com 39 anos – eu amava a Mônica e o Cebolinha, lia todos os quadrinhos. Eu tinha oito anos, lembro como se fosse hoje, a minha escola fez uma excursão nos Estúdios do Mauricio de Sousa”, fala com emoção.

Patrícia Coutinho

“Eu estava na segunda série e pude conhecer o Maurício de Sousa. Foi muito emocionante porque ele conversou com todas nós, mostrou os estúdios e alguns de seus desenhos. Nunca vou me esquecer disso”.

“É com orgulho que hoje mostro aos meus filhos a nossa cultura. Os meus filhos conheceram de perto o Cebolinha, a Mônica com o seu coelhinho Sansão. Comprei para os meus filhos os bonecos da Turma de Mônica porque não quero que eles percam o contato com a cultura do Brasil”, finaliza Patrícia Coutinho.

O empresário Fábio Arruda, acompanhado da esposa Ana, e da filha Laura, de sete anos, presenciou a chegada dos personagens de a “Turma da Mônica”, lembrando os tempos de menino. “Estou emocionado, sem dúvida por estar aqui. Quando eu tinha a idade da minha filha, sete anos, queria vir para a Disney. Era um menino que adorava personagens em quadrinhos”, conta.

“A minha filha foi uma surpresa porque eu trouxe do Brasil algumas revistinhas da ‘Turma da Mônica’ e eu ficava lendo para a minha filha, mostrando as histórias. E de tanto eu ler a minha filha acabou aprendendo a ler em português. Ela aprendeu o português lendo as revistinhas da Mônica”, fala Arruda.

“Ela ganhou o coelhinho Sansão de pelúcia, e adora a Mônica e a sua turminha. E hoje a Laura está se divertindo muito com a Mônica”, ressalta.“

É emocionante poder ver o filho do Maurício de Sousa, o Mauro, dando continuidade ao trabalho do pai. Tiramos algumas fotos ao lado dele e foi muito emocionante. Ele está no caminho certo, realizando um trabalho maravilhoso”, conclui o empresário.

Para Junior Charamba, gerente do “Camila’s Restaurant”, “é muito gratificante poder estar com a Mônica, com o Cebolinha, e com os personagens do Maurício de Sousa. O meu filho tem treze anos e curte a ‘Turma da Mônica’, já a minha filha, de nove anos, não conhecia e agora está tendo a oportunidade de conhecer um pedacinho do Brasil”, comemora.“

É muito bacana o Mauricio de Sousa deixar para o seu filho, o Mauro, um legado tão importante. É uma maneira de manter viva a ‘Turma da Mônica’, ter continuidade”, reforça Charamba.

“Estou feliz porque os personagens fazem parte da minha infância. Isso traz uma emoção muito grande porque estou compartilhando com os meus filhos um pouco da minha infância. Muito gratificante”, complementa.

Foto destaque: Produtora Priscila Triska, Monica e Mauro Sousa