Torne realidade o casamento dos seus sonhos

Torne realidade o casamento dos seus sonhos

voltar

JAN/15 – pág. 39

financeiroO casamento muda as coisas. São muitas decisões a tomar, concessões a fazer e as famílias a reunir. Com toda a empolgação e a alegria que a aproximação de um casamento pode oferecer, é fácil negligenciar as várias obrigações financeiras que você e o seu cônjuge enfrentarão. Cuidar de determinados assuntos financeiros logo no princípio pode ajudar vocês a iniciarem a vida a dois com o pé direito.

Despesas do casamento e da lua de mel

Os gastos com o casamento podem chegar ser bem elevados. Quando você e seu cônjuge voltarem da lua de mel, sentem-se e façam um plano para quitar as despesas que restaram do casamento. Tentem estabelecer e colocar em prática uma programação bem definida.

Mudança de beneficiários

É importante procurar apólices de seguro antigas, a documentação do seu 401(k) (tipo de plano de aposentadoria norte-americano) e/ou de outros planos de aposentadoria e investimentos. Com elas em mãos, verifique a exatidão dos dados e, se necessário, atualize no cartão de contato as informações de beneficiários.

Contas bancárias

Você e o seu cônjuge podem optar por consolidar as finanças. Reavalie os termos das suas contas bancárias atuais. Vocês devem mantê-las? Encerrá-las? Abrir uma conta conjunta no mesmo banco? Levem essas questões em consideração ao planejarem a vida de casados.

Seguro-saúde e seguro de automóvel

Avalie o seguro-saúde e o seguro do seu automóvel. Em muitos casos, uma cobertura conjunta trará a você e ao seu cônjuge uma economia substancial.

Alteração de nomes

Caso você ou o seu cônjuge planejem mudar o sobrenome, devem fazê-lo em cartões de créditos, formulários de impostos, carteira de motorista, passaporte, cartão da Seguridade Social, título de eleitor e também em contas bancárias e apólices de seguro.

Seguro residencial ou de inquilino

Se ainda não o fez, proteja sua residência e seus objetos de valor com um seguro residencial ou de inquilino. Além disso, talvez aconselhável incluir na cobertura os presentes de casamento recebidos, assim como as alianças e o anel de noivado.

Créditos educativos e dívidas de cartões de crédito

Avalie quanto você e o seu cônjuge devem. A consolidação dos bens também inclui a consolidação das dívidas. Estabeleça um orçamento para gerenciar as suas dívidas e as do seu cônjuge.

Hipotecas e outros financiamentos

Assegure-se sempre de que o seu orçamento familiar seja suficiente para o pagamento da hipoteca, do automóvel e/ou de outros empréstimos.

Apólices de seguro de vida

O casamento aumenta significativamente a necessidade de um seguro de vida. Garanta que você e o seu cônjuge estejam cobertos adequadamente.

Ao planejarem o futuro financeiro como casal, vocês precisarão reavaliar alguns bens antigos, preparar-se para novos e, talvez, devolver alguns bens emprestados. No entanto, se forem proativos em relação às finanças, talvez seja mais fácil evitar sobressaltos nas finanças após o casamento.

Monica Camargo de Franchi Souza
mcfranchisou@ft.newyorklife.com
407-276-6107